Dados são da Secretaria de Segurança que levou em consideração a redução das mortes decorrentes de homicídios e dos acidentes de trânsito
A Secretaria de Segurança Pública do DF divulgou na manhã desta quarta-feira (5) os números das forças de segurança obtidos até julho deste ano. O levantamento foi feito por meio da Siosp (Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública do DF), que realizou mais de 270 mil atendimentos por meio do Ciade (Central Integrada de Atendimento e Despacho), que resultou em 37.532 ocorrências policiais.
O secretário Arthur Trindade destacou que o principal objetivo do programa Viva Brasília — Nosso Pacto Pela Vida, é reduzir o número de mortes violentas, inclusive no trânsito. Trindade ressaltou que somente em 2015 o número de homicídios em todo o Distrito Federal foi reduzido em 14,4%, ou 114 a menos que em relação ao mesmo período do ano passado, levando-se em conta os números dos homicídios e dos acidentes de trânsito. Segundo os dados, Ceilândia teve uma redução de 30%, Planaltina 40% e em São Sebastião foi de 50%.
Arthur Trindade reforçou que o resultado se deve ao trabalho integrado das forças policiais. “A apreensão de armas de fogo e o fato de algumas delegacias terem focado no desmantelamento de algumas gangues contribuiu para a queda nos números”, argumentou.
Dados
Nos primeiros sete meses de 2015, o Detran fez 25 ações educativas, como palestras, eventos escolares e também durante o Brasília Moto Capital. O Detran realizou 118 operações em todo o DF que resultaram na apreensão de 2.366 veículos, assim como no recolhimento de 30,5 mil carteiras de habilitação no período. O diretor-geral do Detran (Departamento de Trânsito), Jayme Amorim, afirmou que a Campanha Paz no Trânsito foi retomada desde o início do ano e que a conscientização ainda é a melhor saída.
“Atuamos na redução de riscos de acidentes nas ruas, como a influência de ingestão de bebidas alcoólicas. Não é proibido beber, mas é proibido beber e dirigir. Infelizmente ainda há uma falta de desejo do cumprimento da legislação por parte dos motoristas”, enfatizou.
Até agora a PMDF (Polícia Militar) apreendeu 188 armas de fogo e 118 armas brancas, apreendeu 1.365 veículos. A corporação disponibiliza diariamente 2.095 policiais para atender o 190.
A Polícia Civil apreendeu 798 menores em mandados de busca e apreensão, isso representa 1% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 594 veículos foram recuperados.
Os bombeiros realizaram por meio do programa Bombeiro Mirim 1,3 mil atendimentos a crianças. Já o programa Bombeiro Amigo, atendeu 1.104 idosos; e o programa dos bombeiros Caminhando com a Saúde fez 1.116 aferições de pressão arterial.
Participaram do anúncio o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Florisvaldo Ferreira e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos.
Fonte: Fato Online