Grupos são especializados em assalto a grifes e em tráfico, diz delegado.
Operação integrada apreendeu drogas, roupas e acessórios e R$ 5 mil.
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na manhã esta sexta-feira (17) integrantes de duas quadrilhas baseadas em Ceilândia. Um dos grupos era especializado em roubos e furtos e outro, em tráfico de drogas. A ação integrada reuniu duas seções de investigação e cumpriu 10 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. No total, 11 pessoas foram presas.
Segundo o delegado-adjunto da 15ª DP (Ceilândia Centro), Davi Vilas Verdes, a quadrilha de supostos assaltantes agia há pelo menos dois meses no DF e no Entorno, com foco em lojas de grife. O primeiro crime relacionado ao grupo foi em 2 de maio em uma loja do Outlet Premium, em Alexânia (GO), mas a polícia acredita que haja casos ainda mais antigos.
“Começamos o monitoramento telefônico há dois meses e identificamos um grupo com 11 pessoas. Eles usavam armas para ameaçar os comerciantes nos roubos, mas não temos notícia de nenhum disparo”, diz Vilas Verdes. As armas não foram encontradas.
O delegado afirma que o grupo tinha hierarquia de funções e fazia “revezamento” nos crimes. “Existia um grupo de inteligência, um grupo que dava suporte, outro que dirigia. Não era um método único, mas sempre havia outro carro fazendo a cobertura”, diz.
Dos 11 suspeitos, sete foram presos. Outros três maiores de idade e uma adolescente de 17 anos já foram identificados, mas não tinham sido capturados até a tarde desta sexta. Com os presos, a Polícia Civil encontrou tênis e roupas de marca, cosméticos, perfumes importados e relógios de grife.
O grupo inclui homens e mulheres e tem idade média de 40 anos, segundo o delegado. Os suspeitos vão responder por furto qualificado e associação criminosa e podem pegar até 11 anos de prisão. Segundo a polícia, todos os presos já tinham ficha criminal por crimes semelhantes.
Tráfico de drogas
A polícia também prendeu em flagrante, nesta sexta, quatro supostos membros de uma quadrilha de tráfico de drogas. O grupo atuava na quadra QNN03. Segundo Vilas Verdes, a área é “famosa na região” como ponto de consumo e venda de entorpecentes.
O grupo era chefiado por uma mulher e também incluía um menor de idade que, segundo o delegado, já tinha sido apreendido em outra operação no início do mês. Com os suspeitos, os agentes encontraram cerca de 500 gramas de drogas entre maconha, crack e cocaína, além de R$ 5 mil em espécie.
Os quatro presos nesta sexta vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico e podem de 8 a 25 anos de prisão.
Fonte: G1/ DF