Do Destak
Depois de governar o Distrito Federal por 10 meses em 2010, em um mandato tampão depois do escândalo da Caixa de Pandora, Rogério Rosso (PSD) quer voltar a comandar o Palácio do Buriti. Com 50 anos, o político fala em BRT para a região Norte, novo prédio para o Hospital de Base e valorização do servidor público. Rosso é o último entrevistado do Destak com os candidatos ao GDF.
Busca pelo eleitor
Nós percebemos nas ruas que existe um distanciamento entre o eleitor e o candidato, inclusive entre os candidatos novos que estão na disputa. Mas quando encontro alguém que diz que não irá votar eu apenas digo que se nós não formos votar, alguém irá, e talvez, a chance de alguém que já está lá por tantos mandatos ele se manterá. A democracia tem o seu auge que é a eleição. O nosso apelo e o nosso trabalho tem sido para que, por mais que o brasileiro esteja magoado e cansado, acho que vale a pena pesquisar o histórico, as proposta, qual bandeira tal candidato levanta. Eu ainda insisto que é através do voto que exercemos uma cidadania plena.
Relação com a Câmara
O atual governador errou quando ele apartou e deixou distante os parlamentares e partidos na coalizão de seu governo. A Lei Orgânica do Distrito Federal ela foi concebida quase de forma parlamentarista, a força de um governador é nenhuma se a Câmara Legislativa não o acompanhar. No meu governo não vai ter indicações políticas por si só. Terei pré-requisitos para selecionar. Servidor público terá preferência, porque o funcionário público tem a história de todos os problemas e questões, então quando ele entra já vai fazendo e nem precisa de fase de adaptação, mas isso desde que ele me demonstre que realmente tem capacidade técnica para ocupar aquele cargo.
Concurso Público
A cada R$ 100 gastos no Distrito Federal, R$ 67 vêm do servidor público, então se o servidor público estiver mal remunerado ou em processo de queda de poder aquisitivo, a nossa economia cai. No DF temos 4,5 milhões de habitantes, sendo 3 milhões no quadradinho e 1,5 milhão no entorno e tudo isso impacta na economia. Então vamos valorizar o servidor público para que a economia volte a ter força.
Transporte público
Uma saída muito rápida para a situação do transporte público para a região Norte do DF é a criação de um BRT dedicado para atender Planaltina, Sobradinho, Condomínios até o Plano Piloto, isso será prioridade no nosso governo. Temos verba federal para isso e apenas basta executar. Outra obra importante é a questão das ciclovias, sou ciclista e vejo que hoje as pessoas usam a bicicleta para se locomover na cidade, então temos que fazer uma integração entre todas as ciclovias. Temos que fazer novas vias, pois é inconcebível que, por exemplo, na região de Taguatinga até o Guará, aquela linha de transmissão é a obra mais importante no quesito obra viária do lado Oeste do DF.
Saúde
A saúde pública talvez seja o maior desafio do nosso governo. Atendemos o DF, o Entorno e até municípios distantes da capital. Em 2010 criei um sistema para descentralizar a verba, direcionando recursos para que as próprias unidades fizessem pequenos reparos e compras e não ficassem tão dependentes do governo. Vejo que a construção do segundo prédio no Hospital de Base é de grande importância, quero reavaliar a transformação dele em instituto. Eu pessoalmente não teria começado esse modelo de gestão pelo Base, eu teria começado por uma unidade menor para fazer um teste.
Segurança pública
O Distrito Federal sempre teve os melhores índices de segurança do Brasil, e infelizmente entramos para os piores índices nos últimos anos. A quantidade policial militar que existia na década de 1980 e 1990 era bem maior do que a que temos hoje com o dobro da população, e isso vale para a Polícia Civil e para o Corpo de Bombeiros. Na história do Distrito Federal, nunca a nossa Polícia esteve tão desmotivada, e isso eu garanto, o que existe hoje é uma desmotivação quase que coletiva. E essa desmotivação é em relação à remuneração, ambiente de serviço. Com uma Polícia desmotivada, por melhor que ela seja, isso será uma bola de neve. Eu vejo que na segurança, tudo que o Rollemberg fez ele merece um prêmio Nobel ao contrário. Tudo que não se deve fazer na gestão da segurança, o Rollemberg fez. Faltou ele chamar para si a responsabilidade, faltou pulso firme. Ele estimulou uma rixa entre a PM e a Civil, e isso é uma bobagem. Não fez o que deveria ser feito, e existem recursos para investir em segurança.
Educação
A educação infantil será prioridade. Crianças terão creche com boa alimentação e com ótimos professores. Vamos construir novos prédios e conveniar com empresas privadas. Temos a proposta de que empresas que queiram fazer parcerias com o governo contribuindo com projetos sociais na área de creches terão algum tipo de benefício. Se o empresário ajudar uma creche, construir ou a manter o empresário terá algo do governo e isso não será só incentivo fiscal. Outros estados fazem isso e nós estamos atrasados. Vamos reforçar o ensino técnico e profissionalizante para que o jovem não saia do ensino médio e fique sem o sonho de ir para um emprego onde tenha uma renda e desenvolver uma aptidão. Irei fazer a Universidade Distrital no mesmo modelo da UnB.
Centro administrativo
O centro administrativo foi concebido para abrigar o governo, a lógica daquele prédio é sair do aluguel. O Executivo gasta uma fortuna em prédios alugados e no centro teríamos todos trabalhando juntos. Isso otimiza o trabalho do governo pois centraliza tudo e facilita o trabalho. Centro Administrativo é para ser ocupado pelo GDF. Quem sabe, durante o período noturno alguns daqueles prédios possam ser um dos campus da faculdade pública do DF.
Privatizações
Vou manter todas as estatais do DF, irei fortalecer todas. Tentaram vender o BRB para o Banco do Brasil e eu não deixei quando fui governador. Eu não vou dar murro em ponta de faca, mas uma CEB, Caesb, Terracap, Novacap e outras empresas não podem dar prejuízo. Essas empresas terão força no meu governo, e não força sindical, terão força de trabalho para terem uma atribuição fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal.