Do Metrópoles
Pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB, divulgada nesta terça-feira (11/9), mostra que Eliana Pedrosa(Pros) abriu vantagem na corrida ao Palácio do Buriti, com 20% da preferência do eleitorado; seguida de Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%; Alberto Fraga (DEM), com 11%; Rogério Rosso (PSD), com 10%.
Atrás do pelotão de frente, vêm General Paulo Chagas (PRP), com 4%; Ibaneis Rocha (MDB) e Júlio Miragaya (PT), com 3%; Alexandre Guerra(Novo), com 2%; e Fátima Sousa (PSol), com 1%. Antonio Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
O levantamento, feito entre os dias 7 e 9 de setembro, portanto após o início do programa eleitoral de rádio e televisão, ouviu 1.072 pessoas, em entrevistas pessoais.
Entre os entrevistados, 15% não escolheram nenhum dos candidatos apresentados, 12% ainda não sabem em quem votar e 1% não respondeu. O índice de votos brancos e nulos é de 4%.
Levando em consideração pesquisas anteriores realizadas pelo Ibope e Datafolha, os números indicam um crescimento de Eliana Pedrosa e de Alberto Fraga, e estagnação do desempenho de Rollemberg e Rogério Rosso. Vale ressaltar que se trata de mera análise, uma vez que os levantamentos seguem metodologias próprias e não podem ser comparados.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Eliana Pedrosa também lidera, com 12%; seguida de Rollemberg, 10%; Alberto Fraga, 6%; Rogério Rosso, 5%; e Paulo Chagas, 2%.
Ibaneis Rocha, Júlio Miragaya e Alexandre Guerra vêm empatados com 1%. Os demais candidatos não pontuaram nessa modalidade.
Entre os pesquisados, 38% ainda não sabem em que votarão; 17% não apontaram nomes de candidatos e 4% disseram votar branco/nulo. Outros 2% não responderam.
Rejeição
De acordo com a pesquisa Metrópoles/FSB, o governador Rodrigo Rollemberg tem o maior percentual de rejeição entre os eleitores (39%), seguido de Júlio Miragaya (22%), Alberto Fraga (20%) e Eliana Pedrosa (13%).
Entre os candidatos com melhor desempenho nas intenções de voto, Rogério Rosso tem a menor rejeição: 10%.
O levantamento aponta que 13% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos e 12% rejeitam todos os candidatos da disputa. Antônio Guillen, Renan Rosa e Fátima Sousa têm 11% de rejeição cada. Alexandre Guerra tem 9%, e Ibaneis Rocha, 7%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF-07940/2018. Em função dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%.
O candidato Renan Rosa consta no levantamento já que sua candidatura foi indeferida apenas nessa segunda-feira (10).