Nos dias 23 e 24 de março, policiais civis veteranos deixaram de lado as atividades de rotina e foram à Academia de Polícia, em Taguatinga, para se aventurar no 1º Curso de Sobrevivência Policial Sinpol & ESPC.

O curso ocorreu por meio de uma parceria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) com a Polícia Civil do DF (PCDF), que disponibilizou os instrutores da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) para ministrar as aulas.

Veja mais detalhes no player no início do texto!

Na ocasião, 40 alunos, entre policiais civis e delegados veteranos, fizeram uma reciclagem, ao estilo “intensivão”, do que aprenderam quando ainda estavam na ativa. Durante todo o curso, foram disparados 120 tiros por aluno.

Além disso, as aulas também tinham como objetivo capacitar os veteranos com os novos protocolos da PCDF para a utilização do armamento e técnicas de sobrevivência para situações adversas.

Ivan Dantas, que integra a diretoria da ESPC, é policial civil há 32 anos e foi ao evento representando o diretor-geral da unidade, Yuri Fernandes. Dantas afirmou que a iniciativa é essencial para a promoção da segurança e do bem-estar dos veteranos da PCDF.

“Eles estão aposentados, mas continuam sendo policiais civis 24 horas por dia. Esse curso é uma maneira de promover a segurança do próprio veterano, dos seus familiares e até mesmo de terceiros, caso aconteça uma situação que necessite intervir. Para isso, eles precisam estar tecnicamente preparados”, explicou.

“Parabenizo a iniciativa das diretorias do Sinpol e da ESPC, sobretudo em um momento em que estamos lutando pela valorização dos policiais civis. O Dr. Yuri Fernandes pediu para que eu viesse pessoalmente transmitir a mensagem de que a Escola quer dar continuidade ao projeto junto ao sindicato”, garantiu Dantas.

Abaixo, confira a galeria de fotos do evento:

23-24/03/23 - 1º Curso de Tiro, Armamento e Sobrevivência Policial Sinpol-DF & ESPC - Comunicação Sinpol-DF

A idealização do curso partiu das diretoras Sueli de Barros e Márcia Pimentel, com apoio de todos os diretores, em especial de Vanderlei Malta. Este intermediou a comunicação entre o sindicato e a Escola Superior. Para Sueli, as aulas cumpriram com os objetivos propostos.

“O curso já integrava o plano de atividades da nossa gestão para os veteranos, mas ficou pendente, porque precisávamos do apoio da PCDF para que saísse do papel. É um projeto-piloto, que de primeira atestou a sua importância e necessidade para mais edições”, disse.

“Meu agradecimento a todos os instrutores, que voluntariamente se prontificaram e com toda a excelência mostraram o porquê os policiais civis do DF são os mais bem preparados e instruídos do país. A minha alegria é ver a satisfação nos rostos de professores e alunos. Todos os esforços valeram a pena”, comemorou Sueli.

Ao final do curso, os instrutores Warney Brito, Lincon Massahiro, Cristiano Gusmão, Luiz Gaspar, Josué Carvalho, Igor Lopes e Edson Moura foram homenageados pelo Sinpol-DF com um certificado emoldurado e uma miniviatura da PCDF.

Os filiados Carlos Justino (1º), Ivon Zenji Ilzuka (2º) e Mauro Natividade (3º) foram premiados pelo sindicato pelo melhor desempenho nas atividades durante as aulas práticas nos estandes de tiro.

Filiação