Dirigentes sindicais das entidades que representam os cargos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se reuniram, na manhã desta quarta, 08, com a governadora em exercício Celina Leão (PP) no Palácio do Buriti.
O encontro teve como pauta prioritária a recomposição salarial da PCDF. Em reunião na última terça, 07, Celina já havia afirmado para o deputado federal Rafael Prudente (MDB) que enviaria a proposta da forma como foi definida pelas entidades em conjunto com o secretário de Segurança Pública (SSP-DF), Sandro Avelar.
Nesta manhã, a governadora em exercício confirmou que tem o compromisso de enviar a proposta para o Governo Federal nos próximos dias.
“Na próxima semana me reunirei com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para finalizar a construção da proposta. O objetivo é alinhá-la com o Governo Federal antes mesmo de seu envio, para que a proposta caminhe com agilidade”, ressaltou a governadora em exercício.
Participaram da reunião com Celina, os dirigentes do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas (presidente) e Diego Vaz, do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara (presidente) e Paulo D’Almeida, o presidente da Adepol-DF, Amarildo Fernandes, o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e a deputada distrital Dra. Jane (Agir).
ISONOMIA
As entidades representativas das carreiras da PCDF ressaltam que foi levada, na mesma negociação, a proposta da retomada da isonomia salarial com a Polícia Federal – pleito prioritário dos policiais civis do DF.
O presidente do Sinpol-DF ressaltou que a agenda com Celina demonstra a disposição do GDF em atender a demanda salarial da área da Segurança do DF. Destaca, ainda, que o Sinpol sempre atuou com o objetivo de retomar a isonomia com a Polícia Federal e que o reajuste será o primeiro passo para alcançar a reivindicação.
Para os dirigentes, atores externos que, em um momento decisivo como o das tratativas para o reajuste salarial, discursam para contrapor às forças de Segurança, não devem ser levados em consideração.
“Não estamos aqui com outro viés se não o de lutar pela recomposição salarial dos nossos policiais civis. Cada representante negocia por seus cargos e nós, entidades representativas dos cargos da PCDF, negociamos pelos nossos policiais civis, cujo principal pleito é a retomada da isonomia salarial com a PF”, disse Enoque.