A deputada federal Erika Kokay (PT), candidata nestas eleições para assumir o seu quarto mandato no cargo político, foi recebida pela diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na manhã dessa quinta, 29, na sede da entidade, na Asa Norte.
A parlamentar, que também já foi deputada distrital em dois mandatos, entre os anos 2002 e 2010, tratou com a diretoria do sindicato diversos assuntos relacionados aos policiais civis do DF, principalmente sobre a dificuldade que a categoria tem em solucionar os pleitos reivindicados, uma vez que a Polícia Civil (PCDF) tem dupla paternidade.
“Já recebi a diretoria algumas vezes no Congresso para tratarmos sobre recomposição salarial e outros pleitos. E o problema, quase sempre, é a indefinição entre o governo distrital e o federal, pois as principais demandas da categoria tramitam primeiro no GDF e depois vão à União”, explicou a deputada.
“O trabalho para construir uma proposta de reajuste já exige uma longa negociação junto ao GDF. Quando a categoria entra em acordo, a mensagem é enviada ao governo federal, mas lá decide-se por não acatar a proposta, como ocorreu neste ano. Então, esta é uma questão que precisa ser solucionada para que não haja mais entrave”, completou.
Erika também abordou sobre a defasagem no efetivo da PCDF, que, atualmente, é de aproximadamente 58%, como informou a diretoria durante a discussão do assunto. A deputada elogiou o trabalho dos policiais civis e classificou como exemplar, mesmo diante do déficit histórico no quadro de servidores e da dura realidade que enfrentam.
“A investigação conduzida pelos policiais civis do DF é diferenciada. Uma Polícia com baixo efetivo não teria condições de entregar números tão altos de resolução de crimes, e a PCDF faz isso com muita qualidade, pois sabem da responsabilidade e do compromisso com a segurança da população. Por isso, merecem mais valorização”, afirmou.
O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio, aproveitou a oportunidade para agradecer à deputada pela disponibilidade que sempre demonstrou em receber as demandas dos policiais civis a apoiá-las no Congresso.
“A diretoria do sindicato sempre foi muito bem recepcionada quando levou as demandas da categoria à senhora. Agradecemos por reconhecer a necessidade de valorizar os policiais civis e por apoiar as nossas lutas. Desejamos boa sorte na sua caminhada e que esta relação diplomática permaneça firme com a nossa categoria”, disse Enoque.