A diretoria do Sinpol-DF visitou na última segunda, 16, por meio do projeto “Sinpol em Casa”, o agente de polícia veterano Raimundo Nonato Lima, policial civil reconhecido pelo trabalho de excelência ao longo de 28 anos nas delegacias da cidade do Gama (DF).
A entrega do certificado de homenagem pelos serviços prestados à Polícia Civil ficou a cargo do vice-presidente do sindicato, Enoque Venâncio, e dos diretores Carlos Saraiva e Sueli de Barros – coordenadora do projeto.
O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, que tem como objetivo valorizar e reconhecer a trajetória dos veteranos da PCDF.
Para Enoque, o momento teve um “ar especial”, isto porque a visita em questão não foi apenas a um policial civil exemplar à categoria, mas também a um grande amigo da época em que ingressou nos quadros da PCDF.
“Falar do Raimundo, mais conhecido como “Babu”, é sempre muito bom. Foi um policial com quem trabalhei no início dos anos 90, no Gama. Na 20ª e na 14ª DP, ele sempre foi muito bem visto por todos os outros profissionais, não só por sua competência, mas também pela garra e a vontade de exercer com maestria a função policial. É uma homenagem mais do que justa e merecida”, destacou o vice-presidente.
Nonato se aposentou em janeiro de 2021. Por não estar mais inserido na atividade policial, a saudade do contato diário com os colegas de profissão era inevitável. O veterano relata que, para ele, receber a visita do “Sinpol em Casa” foi um momento de pura gratidão.
“Fiquei muito surpreso pela homenagem e pela visita do vice-presidente do sindicato, um grande amigo desde o início da carreira policial. O sentimento é de realização por ser reconhecido pelo Sinpol como um policial que se dedicou à carreira, atuou contra criminosos e agiu de forma correta e leal; isso não tem preço”, declarou o veterano.
Além de Nonato, sua família também esteve presente durante a homenagem: dona Débora (sua esposa), seus filhos e o genro do veterano, que é policial civil do estado de Goiás.
Para o diretor Carlos Saraiva, participar da homenagem ao colega também foi gratificante. “A fama do Babu pelas delegacias é antiga. Profissional exemplar, excelente pai e esposo. Foi uma honra poder entregar a ele essa homenagem pela brilhante carreira que construiu durante todos esses anos”, ressaltou Saraiva.
A coordenadora do “Sinpol em Casa”, Sueli de Barros, reitera que visitas como essa são essenciais para reafirmar que a trajetória do policial civil veterano na PCDF jamais será esquecida pelo sindicato.
“Estamos aqui representando não só o sindicato, mas toda a Polícia Civil, para lembrar ao veterano que ele é, e sempre será, um policial civil. Esta é uma homenagem muito merecida”, afirmou Sueli.