A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) prestou homenagens, na última quinta, 17, a seis policiais civis sindicalizados que se aposentaram recentemente dos serviços prestados à Polícia Civil do DF (PCDF).
O encontro com os veteranos ocorreu durante um café da tarde realizado na filial do sindicato em Taguatinga, o Sinpolzinho. Estiveram presentes os dirigentes sindicais Alex Galvão, Enoque Venâncio, Diego Vaz, Sueli de Barros e Márcia Pimentel.
Homenagear os veteranos de cada mês foi uma iniciativa implantada pela atual gestão do sindicato. Na ocasião, são entregues certificados que expressam palavras de reconhecimento, valorização e agradecimento pelos serviços prestados à Segurança Pública. Em breve, um evento similar ocorrerá para os que residem mais próximos da sede (Asa Norte).
“Nós adotamos o termo ‘veterano’ como uma maneira de valorizar o policial civil que se aposentou. Em algumas instituições, por exemplo, os servidores aposentados são chamados de inativos, o que, para mim, soa negativo. Vocês construíram a história da PCDF e tornaram a capital federal um lugar mais seguro. Merecem respeito e valorização; sempre serão policiais civis”, declarou Enoque Venâncio, vice-presidente do Sinpol-DF.
A diretora Sueli, que é a coordenadora dos projetos voltados aos veteranos, também discursou em defesa dos policiais civis que se aposentam, justificando que a contribuição deles à sociedade jamais deve ser esquecida. “Na ativa, vocês foram essenciais à Polícia Civil. Com a aposentadoria, todos continuam tendo o seu valor, pois o serviço de excelência prestado à população não é esquecido. O seu sindicato confere essa homenagem para demonstrar gratidão e certifica que vocês não serão esquecidos por nós”, afirmou.
O escrivão de polícia veterano João Medeiros comentou que ficou surpreso ao receber o certificado. Ele pensou que o convite seria para um evento comum, sem qualquer formalidade. “Fiquei surpreso e me arrependeria se não tivesse comparecido. Essa homenagem é importante porque já vi alguns colegas se aposentarem e não receberam uma mensagem de gratidão da instituição. E o sindicato faz muito bem esse papel de valorizar os veteranos. Esse quadro vai ganhar um lugar especial em casa”, disse.
Maurilena Guimarães, também escrivã de polícia veterana, tinha no semblante o sentimento de alegria enquanto ouvia o discurso de homenagem da diretoria. “Os dirigentes do sindicato são muito certeiros quando dizem que temos que carregar o sentimento de pertencimento como policial civil, mesmo após a aposentadoria. Receber essa homenagem, hoje, tem um significado muito especial para mim. É algo que também sempre lembrarei”, assegurou.
Maria Martha Moysés, mãe da agente de polícia veterana Mara Jane Cândido, foi ao Sinpolzinho receber a homenagem em nome da filha. Mara não estava se sentindo bem no dia e, por essa razão, não pôde comparecer. “É louvável como o sindicato demonstra reconhecimento aos policiais civis veteranos. Sou servidora aposentada e fiquei muito feliz de receber essa bela homenagem pela minha filha. Mesmo não estando presente, tenho certeza que ela é grata por esse gesto”, afirmou.
Além dos veteranos João, Maurilena e Mara, também foram homenageados o agente policial de custódia Francisco Filho e o agente de polícia Ajackson Santos