Aprovação da categoria veio por meio de assembleia na última segunda, 31 de janeiro | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

Policiais civis do Distrito Federal votaram por autorizar a participação do presidente e vice do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) em cargo de entidade de classe de grau superior.

A deliberação da categoria veio por meio da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que ocorreu na última segunda, 31 de janeiro.

A pauta foi levada para votação da categoria em razão de o presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, integrar, desde 2018, à diretoria da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) como 2º vice-presidente.

Conforme preconizado no Artigo 117 do Estatuto, “é vedado ao presidente e ao vice-presidente do sindicato participar de cargo de direção ou conselho em outras entidades de classe policial, federações, confederações e centrais sindicais”.

Entretanto, o mesmo artigo prevê que, salvo se autorizado por assembleia geral convocada para este fim, o presidente e vice podem integrar à diretoria de uma segunda entidade de classe policial.

O tema somente foi debatido neste momento em decorrência da pandemia da Covid-19, quando outros temas mais relevantes aos policiais civis foram tratados.

Em assembleia, a categoria entendeu a importância de ter um representante do sindicato na Cobrapol, entidade que representa os policiais civis de todo o país.

Filiação