Alex Galvão, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), e Enoque Venâncio, vice-presidente, foram nomeados, respectivamente, conselheiros titular e suplente do Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp).
A posse ocorreu na sexta, 28. Os dirigentes sindicais ocuparão a vaga destinada à entidade representante das carreiras da Polícia Civil do DF.
O Condisp é um órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do DF que tem, entre as finalidades, a realização de estudos e ações com o objetivo de aumentar a eficiência na execução da política distrital de segurança pública e na prevenção e repressão da violência e criminalidade.
Também compete ao Conselho propor diretrizes para políticas públicas de segurança pública e defesa social.
Por isso, as cadeiras do órgão são direcionadas a entidades de classe das forças de segurança pública do DF e órgãos vinculados; entidades ou organizações da sociedade civil; núcleos de estudo, grupos de pesquisa, universidades e conselhos comunitários.
“A participação da diretoria do Sinpol-DF no Condisp é imprescindível para que possamos ampliar o impacto da nossa luta e o reconhecimento das demandas dos policiais civis do DF”, afirma Galvão.
Já nessa primeira reunião, o presidente do sindicato recomendou a criação de um projeto voltado aos cuidados com a saúde mental dos policiais. “Nosso objetivo é não só contribuir com a valorização do policial, mas do trabalho que realizamos pela sociedade e construir melhorias junto a todos os setores com assento no Condisp”, acrescenta Galvão.