Dirigentes do Sinpol e da AAPC foram recebidos pelo distrital no gabinete dele na CLDF | Foto: Assessoria Parlamentar

O deputado distrital Reginaldo Sardinha (AVANTE) atendeu a uma solicitação dos dirigentes do Sinpol-DF e da Associação dos Agentes Policiais de Custódia (AAPC) e destinará R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar, para reforçar os recursos destinados ao Serviço Voluntário Gratificado (SVG) da Polícia Civil do DF (PCDF).

A solicitação do parlamentar foi encaminhada na tarde desta terça, 2 de fevereiro, após uma reunião com os representantes das duas entidades.

Esse aporte, especificamente, estará direcionado ao SVG para a Divisão de Custódia e Controle de Presos (DCCP) da PCDF.

Os servidores da unidade estão ainda mais sobrecarregados desde que uma nova diretriz do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) foi implantada no Núcleo de Audiência de Custódia (NAC).

O órgão determinou que as audiências de custódia devem acontecer em dois turnos para que se assegure a realização de todas elas em até 24 horas.

Por causa disso – uma vez que o efetivo de agentes policiais de custódia já é baixo –, a DCCP teve que remover servidores de algumas seções e acabou com o expediente da Seção de Apoio Administrativo (SAA) do turno matutino.

Emenda destinada pelo parlamentar destinará recursos para o Serviço Voluntário Gratificado na DCCP

A mudança não foi suficiente para atender à demanda pelas escoltas dos presos até o NAC, o que levou os servidores a trabalharem em jornadas que chegam a ultrapassar as 12 horas, sem qualquer revezamento e intervalo.

Tão logo essa questão surgiu, os dirigentes do Sinpol-DF e da AAPC reuniram-se para discutir soluções para esse problema – e uma delas foi buscar Sardinha, que também é servidor do mesmo cargo.

Os recursos devem ser transferidos para a PCDF nos próximos dias.

“Conseguir esse compromisso do Sardinha é mais uma grande vitória, uma vez que vai desafogar o trabalho na DCCP. Agora, é só uma questão de tempo para que esses recursos sejam destinados ao SVG dos agentes policiais de custódia”, comemorou Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

Filiação

1 COMENTÁRIO