Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na manhã desta segunda, 22, o deputado distrital João Cardoso (AVANTE) comprometeu-se a destinar emenda parlamentar com recursos para o Serviço Voluntário Gratificado (SVG) da Polícia Civil do DF (PCDF).
Cardoso também firmou compromisso de pedir ao Governo do DF (GDF) – por meio da Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa do DF, da qual é integrante – celeridade na vacinação dos policiais civis do DF.
A categoria forma o quarto grupo prioritário para imunização, mas ainda não há qualquer previsão de quando a vacina será aplicada.
A preocupação com essa questão tem sido recorrente, mas aumentou nos últimos dias depois de um surto de casos dentro do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR).
O presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, falou sobre o assunto à imprensa no fim de semana. Confira aqui.
VACINAÇÃO
Na conversa com o deputado, Galvão reiterou que os policiais civis, devido a natureza da função, não pararam de trabalhar durante a pandemia. Por essa razão, eles estão mais expostos à contaminação pelo coronavírus que os demais cidadãos.
“Estamos, diariamente, em contato com a população: seja na delegacia, prestando o atendimento a quem busca denunciar um crime, ou durante prisões e operações policiais dentro e fora do DF”, explica.
O presidente do Sinpol-DF alertou, ainda, para as consequências que o aumento do número de casos de COVID-19 dentro da PCDF apresenta.
“Esse não foi o primeiro surto dentro de uma unidade, mas é preciso lembrar que quando o policial civil se afasta do trabalho para tratamento, o prejuízo se estende até a ponta, ou seja, o cidadão que busca atendimento”, completa.
Além de Galvão, representaram a diretoria do Sinpol-DF nesta reunião os diretores Dênia Coelho, André Henrique, Talles Murilo, Diego Vaz e José Carlos Saraiva.
SVG
O grupo de dirigentes sindicais também solicitou ao deputado a destinação de emenda para o SVG, uma vez que o orçamento inicial previsto para o ano não tem sido suficiente. “Os plantões das delegacias só têm funcionado por causa do Serviço Voluntário, uma vez que a defasagem no efetivo é, hoje, de 58%”, justificou Galvão.
Além disso, os diretores do Sinpol destacaram que é graças ao SVG que o índice de resolução de homicídios da PCDF atingiu os 92% no último ano – o maior do país. “Os benefícios que o “voluntário” trouxe são indiscutíveis”, completou o presidente do sindicato.
O deputado João Cardoso, de imediato, solicitou à equipe a elaboração de um requerimento à Comissão Especial de Vacinação da CLDF com a demanda apresentada pela diretoria do sindicato.
Ele também confirmou que enviaria a emenda solicitada para o SVG e colocou-se à disposição da categoria policial civil do DF para outras demandas. “O servidor público tem um mandato à disposição aqui conosco”, frisou o parlamentar.