Thyara Fernandes, escrivã da Polícia Civil do DF (PCDF), lançou na semana passada seu primeiro livro: “Ensina-me a ser mãe”. A obra trata de questões ligadas à maternidade por meio da Psicologia e busca amenizar situações que se impõem nessa fase da vida.
O livro já se encontra para venda no site da Editora Autografia. Nele, a escritora busca alcançar e acolher as mulheres que enfrentam o desafio da maternidade, esclarecendo algumas dúvidas e questionamentos desse universo.
Nos capítulos, Thyara convida as leitoras a aprenderem com cada momento dessa fase desde a chegada da criança. “Novas rotinas familiares são estabelecidas e, infelizmente, a depressão pós-parto acaba sendo comum, apesar de ser algo que não deve ser normalizado”, explica.
Segundo a escritora, o conteúdo tem como diferencial a metodologia didática com o qual foi elaborado: ao final de cada um dos capítulos, há um espaço para que as leitoras possam colocar em prática os ensinamentos apresentados, por meio da escrita – o que Thyara chama de “atividade vivencial”.
Ao realizar essas atividades (por meio de uma prática conhecida por “escrita terapêutica”), é possível que a leitora visualize melhor a situação vivenciada e, assim, o livro pode auxiliá-la em várias demandas emocionais.
“Escrever de maneira livre e despretenciosa ajuda no manejo do stress, além de ser uma maneira de organizar os próprios pensamentos. Ao escrever, você consegue redirecionar perspectivas e reconhecer os próprios sentimentos, percebendo os cenários e se colocando como observador”, acrescenta a policial civil.
Thyara, que está na PCDF desde 2009, tomou a própria maternidade (ela tem um filho, Mateus, de quatro anos) como motivação para escrever o livro. Ela é formada em Direito e Psicologia – esta área foi, inclusive, uma aliada na vida da própria policial civil durante a maternidade, o que a estimulou a compartilhar os ensinamentos com outras mães.
Além disso, a escrivã juntou a experiência que viveu na França, onde participou de jornadas de Psicologia Positiva. Isso a ajudou a conduzir a maternidade de uma maneira “mais leve”.
“Descobri no cotidiano que verdades não são universais. E que as questões culturais influenciam muito no modo de criação dos filhos”, afirma. “Por isso, quis fazer um livro o mais acessível possível e de linguagem simples para as mães”, acrescenta Thyara.
Para adquirir o livro, clique aqui.