Da Comunicação Sinpol-DF
A Chapa 20 e a Chapa 30 avançaram para o 2º turno das eleições que definirão a Diretoria Executiva do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) para o Triênio 2020/2023.
A votação ocorreu nesta quinta, 2 de julho, das 8h às 18h, e contou com a participação de 2.686 policiais civis filiados.
Foi a primeira vez, na história do Sinpol-DF, que a eleição ocorreu de maneira eletrônica. Em razão do modelo, inclusive, o resultado foi disponibilizado logo às 18h03.
Na sequência, após representantes de todas as chapas chegarem à sede do sindicato, a Comissão Eleitoral fez o comunicado oficial.
NÚMEROS
Neste primeiro turno, quatro chapas concorriam à Diretoria Executiva e três ao Conselho Fiscal.
Nenhuma das chapas concorrentes, no entanto, alcançou 50% dos votos válidos mais um – total necessário para vitória em 1º turno. Por isso, os dois grupos mais votados seguem agora para o 2º turno, que ocorre no próximo dia 16.
À frente nessa primeira etapa, as chapas 20 e 30 tiveram, respectivamente, 870 e 790 votos. A Chapa 10 teve 509 e a Chapa 40 teve 494 votos.
Para o Conselho Fiscal, seguem para o 2º turno a Chapa 785, com 1.011 votos, e a Chapa 787, que teve 702. Já a Chapa 786 recebeu 670 votos.
PROCESSO ELEITORAL
Um primeiro turno da votação para escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal foi realizado dia 5 de março. Na ocasião, entretanto, o quórum mínimo de metade dos eleitores mais um não foi atingido.
Uma nova votação deveria ocorrer dia 26 do mesmo mês, mas, uma semana antes, em razão da pandemia do novo coronavírus, a comissão decidiu suspender as eleições e todas as atividades relacionadas ao pleito eleitoral por tempo indeterminado.
Somente no início do último mês de junho a Comissão Eleitoral definiu novas datas para as eleições. Na ocasião, o grupo estabeleceu também que o pleito eleitoral se daria de forma mista – com a possibilidade de votar presencialmente ou virtualmente.
VOTAÇÃO
Ao longo das últimas semanas, o Sinpol-DF realizou a atualização cadastral de milhares de sindicalizados, que foram orientados a informar os números de celular e endereços de e-mail atualmente em uso.
Através desses meios, a empresa responsável pelo sistema de votação – contratada pela Comissão Eleitoral – enviou as senhas de acesso. Os sindicalizados puderam votar, então, por computador, notebook, tablet e smartphone, acessando o endereço www.eleicaosinpoldf.com.br.
Também foram disponibilizados, por meio de drive-thru, quatro postos de votação presencial, nos estacionamentos do Sinpolzinho, do Taguaparque, da Administração Regional de Sobradinho, além do Estacionamento 06 do Parque da Cidade.
Em razão dos prazos estabelecidos pelo Estatuto Social do Sinpol-DF, apenas os policiais civis filiados até setembro de 2019 puderam votar. Pensionistas sindicalizados também não têm direito a voto.
Bom dia!
Gostaria de parabenizar o Sinpol pela excelente organizção do pleito. Deu oportunidade de escolha para quem gostaria de votar presencialmente e aos de grupos de riscos votar eletronicamente! E tudo ocorreu perfeitamente! Fato histórico!
Eu, aposentado e de grupo de risco, votei de casa sem dificuldade!
Obg e desejo sucesso no segundo turno!!!