Primeiro turno da eleição será dia 2 de julho. Segundo turno está previsto para o dia 16  | Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em reunião extraordinária, a Comissão Eleitoral definiu novas datas para as eleições da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sinpol-DF que atuarão no Triênio 2020/2023.

Os integrantes da comissão estabeleceram que o primeiro turno da eleição deverá ocorrer dia 2 de julho. O segundo turno será duas semanas depois, dia 16.

Segundo ofício enviado pelo presidente da comissão ao atual presidente do Sinpol-DF, o pleito eleitoral se dará de forma mista – os sindicalizados poderão votar presencialmente ou virtualmente.

O documento explica que a decisão pelo modelo permitiria dar continuidade ao processo eleitoral, sendo observados os “regramentos sanitários e de saúde para não proliferação do coronavírus”.

SEGURANÇA

Para a diretoria do sindicato, entretanto, realizar as eleições também de forma presencial é motivo de grande preocupação. A entidade ressalta que tem sido clara, nas últimas semanas, a expansão no número de contaminados pelo novo coronavírus – tanto no Distrito Federal como um todo, quanto no âmbito específico da Polícia Civil do DF.

Um grande número de policiais civis tem testado positivamente. Eles vêm sendo afastados do trabalho enquanto se recuperam da doença, evitando assim a disseminação para os demais servidores e a população.

O receio do Sinpol-DF com a eleição presencial se deve, sobretudo, quanto ao número de pessoas que, obrigatoriamente, deve permanecer nos locais de votação. Entre elas estão, pessoal de suporte, funcionários do sindicato, mesários, membros da comissão e fiscais, bem como as pessoas que vão coletar o voto.

Se não ocorrer exclusivamente de forma virtual, o processo demandará também grande esforço no sentido de desinfetar todo o ambiente e todos os equipamentos utilizados, a cada pessoa que for votar.

A inevitável formação de filas demandará, por sua vez, que seja disponibilizada uma estrutura para espera em cada um desses locais. Do contrário, não será possível acomodar os policiais de forma digna e segura.

Comissão decidiu por eleição mista. Para diretoria, votação presencial é um risco em meio à pandemia

PROCESSO ELEITORAL

Um primeiro turno da votação para escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal foi realizado dia 5 de março. Na ocasião, entretanto, o quórum mínimo de metade dos eleitores mais um não foi atingido.

Uma nova votação deveria ocorrer dia 26 do mesmo mês, mas, uma semana antes, em razão da pandemia do novo coronavírus, a comissão decidiu suspender as eleições e todas as atividades relacionadas ao pleito eleitoral por tempo indeterminado.

A decisão levou em consideração a preservação da saúde dos policiais civis e demais cidadãos que estariam envolvidos no processo – visando evitar a contaminação e/ou disseminação da Covid-19 durante as eleições.

De lá para cá, não houve redução do número de casos – pelo contrário, a curva de contaminação tem sido frequente. Por isso, compartilhando da mesma preocupação demonstrada pela comissão em março, a diretoria do sindicato solicita do grupo que reconsidere a decisão de realizar a votação também de forma presencial.

 

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