Distribuição começou nesta terça, 28; unidades podem ajudar a agilizar a entrega enviando lista de servidores | Fotos: Arquivo Pessoal

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) começou a distribuir gratuitamente nesta terça, 28, máscaras de proteção individual para os policiais civis filiados. 

Serão entregues duas unidades a cada um dos servidores. Para agilizar o processo, o Sinpol solicita que um representante de cada unidade envie lista com o nome dos servidores. 

É preciso informar nome completo e matrícula. Os dados podem ser encaminhados por e-mail (secretaria.presidencia@sinpoldf.com.br) ou por WhatsApp, para o número (61) 999 197 197.

A distribuição das máscaras seguirá de acordo com a ordem de chegada da lista de servidores aos canais de comunicação do sindicato. 

Para os policiais civis aposentados, as máscaras chegarão na quinta-feira, 30, quando será informado como ocorrerá a entrega delas.

Distribuição começou pelo DCCP e por DPs que funcionam como Centrais de Flagrante

USO OBRIGATÓRIO

A iniciativa visa suprir uma lacuna nas medidas de proteção adotadas pela Polícia Civil do DF (PCDF) contra o novo coronavírus, uma vez que há várias delegacias e unidades de trabalho em que os policiais civis relataram não ter recebido esse Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Com essa ação, o sindicato se antecipa, ainda, à determinação do uso obrigatório de máscaras a partir de quinta, 30, conforme previsto em decreto do Governo do DF (GDF).

A distribuição das máscaras adquiridas pelo Sinpol-DF começou pela Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), onde há grande circulação de servidores e detentos (pelo menos 100, por dia) em ambiente confinado.

Os dirigentes da entidade também entregaram máscaras aos servidores da 3a Delegacia de Polícia (DP), do posto do instituto de Identificação que funciona lá e da 5a DP.

O item continuará sendo distribuído nesta quarta, 29, nas delegacias que operam como Central de Flagrante (Ceflag), naquelas onde há plantão em funcionamento, nos postos do Instituto de Identificação (II) e demais unidades onde os policiais civis fazem atendimento direto ao público externo.

Postos do II, onde também há grande circulação de pessoas, também receberão as máscaras

REIVINDICAÇÃO

Desde o fim de fevereiro, quando surgiram as primeiras suspeitas de casos do COVID-19 no Distrito Federal, o Sinpol vem cobrando da PCDF a adoção de medidas que assegurem a proteção dos policiais civis e da população que busca atendimento nas delegacias.

Em vistoria realizada nas unidades, dirigentes do sindicato chegaram a constatar a falta de itens básico, como álcool em gel e luvas, até a ausência de manutenção do serviço de limpeza aos finais de semana, período em que as delegacias mais recebem cidadãos.

Após as cobranças do sindicato, a direção da Polícia Civil chegou a adotar algumas sugestões, mas ainda há deficiências na distribuição dos EPIs.

 

Filiação