Da Comunicação Sinpol-DF
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) solicitou formalmente nesta segunda, 23, que a Polícia Civil do DF (PCDF) reforce, com urgência, a limpeza e higienização das delegacias de polícia (DPs) e demais unidades de trabalho. Essa é uma das principais medidas de prevenção ao Coronavirus, mas os serviços não vêm sendo realizados aos finais de semana e feriados, quando continuam funcionando as atividades de plantão.
A reivindicação é mais uma consequência da vistoria que a diretoria do Sinpol-DF realizou na semana passada, em todas as delegacias do DF. Na ocasião, foi constatado que além de a PCDF não ter adotado nenhuma das medidas já solicitadas em atenção à saúde dos policiais civis, os banheiros utilizados pelos públicos externos e internos das delegacias encontram-se sem os itens de higienização/assepsia necessários (estão em falta papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido) – o que impede qualquer pessoa de se prevenir contra a contaminação pelo Coronavirus.
No ofício enviado à Direção-Geral da PCDF, o sindicato informa que ainda durante aquela vistoria foi observado que na imensa maioria das unidades visitadas não houve qualquer higienização, faxina, recolhimento de lixo, limpeza do chão ou qualquer outra superfície, durante todo o final de semana.
O Sinpol acrescenta ter identificado, ainda, que a limpeza só é feita uma vez por dia, no período da manhã, por causa do número baixo de funcionários das empresas contratadas para prestar o serviço.
Além de solicitar a intensificação da limpeza durante a semana, sobretudo neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia (uma vez que a Polícia Civil tomou a decisão de manter funcionamento dos plantões e do expediente normalmente), o sindicato pede que a PCDF mantenha os serviços de limpeza e higienização durante os finais de semana, feriados e pontos facultativos.
A higienização também deve ser intensificada em todas as seções das Unidades Policiais, uma vez que os policiais civis continuam trabalhando, apesar do isolamento social determinado pelo governo.
A urgência da ação se justifica, segundo a diretoria do sindicato, por causa do grande fluxo de pessoas que ainda busca atendimento nas delegacias.
AÇÃO JUDICIAL
Ainda na última sexta, 21, o Sinpol-DF acionou a Justiça para que o GDF e a PCDF sejam obrigados a adotar medidas que assegurem a prevenção ao COVID-19 nas delegacias, pois todas as tentativas de resolver a questão de forma administrativa não foram cumpridas pela corporação.
Entre as solicitações estão a adoção do teletrabalho, com sobreaviso, para os policiais civis, a restrição do atendimento presencial nas delegacias a casos graves e a distribuição de máscaras, luvas e álcool em gel.
O juiz do processo intimou o governo e a Polícia Civil a se manifestarem no prazo de 72 horas.