Da Diretoria Sinpol-DF
O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), relator do PLN 01/20 e líder do governo federal no Congresso Nacional, comprometeu-se na manhã desta segunda, 17, a dar celeridade à aprovação do relatório na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e no Plenário.
O PLN 01/20 traz emendas ao orçamento do governo federal e prevê a recomposição salarial dos policiais civis. O assunto foi discutido em uma reunião, nesta segunda, no gabinete da presidência da Câmara Legislativa do DF, da qual a diretoria do Sinpol-DF participou. O encontro foi agendado pelo Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT). O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), também acompanhou o evento.
O posicionamento do senador foi manifestado depois que os dirigentes sindicais e parlamentares presentes à reunião expuseram os argumentos em defesa da célere aprovação do projeto.
PARLAMENTARES
Desde a reunião com o governador Ibaneis Rocha (MDB) na última quarta, 12, dias depois do anúncio da relatoria do PLN 01/20, a diretoria do Sinpol vem reforçando ainda mais o trabalho em defesa da recomposição salarial: já na quinta, 13, os dirigentes do sindicato haviam acompanhado Abrantes em uma reunião no gabinete do senador Eduardo Gomes.
Naquela ocasião, os diretores do sindicato apresentaram à Assessoria Parlamentar do Senador uma série de documentos que justificam a aprovação do projeto de lei do Congresso Nacional.
No mesmo dia, a diretoria esteve com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Os dirigentes do sindicato pediram ao parlamentar que auxilie a acelerar a tramitação do PLN, uma vez que ele é integrante da CMO e vice-líder do governo federal no Senado. Izalci, portanto, comprometeu-se a trabalhar em defesa dos policiais civis.
Também houve uma reunião, naquela data, com o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF). Os diretores do Sinpol entregaram a ele um memorial descritivo com o histórico da PCDF até sua atual situação, a fim de fortalecer os argumentos do deputado quando da defesa dos policiais civis no Congresso Nacional.
MEDIDA PROVISÓRIA
O Sinpol trabalha para que a recomposição dos policiais civis do DF seja publicada por meio de Medida Provisória (MP), sobretudo em razão das perdas salariais acumuladas e da necessidade de urgência para esse pleito.
Tanto o governador do DF, quanto os parlamentares e interlocutores junto ao governo federal têm se posicionado favoravelmente à edição da MP. Uma vez que a previsão orçamentária seja aprovada, o entendimento é que esse é um caminho possível para assegurar o pagamento da recomposição.