Da Comunicação Sinpol-DF

“Observadores de Formigas” é o tema do terceiro livro solo do autor (Imagem: Divulgação)

Glauber Vieira Ferreira, agente policial de custódia da Polícia Civil do DF (PCDF), lança na segunda, 2 de março, seu terceiro livro: “Observadores de Formigas”. O evento ocorrerá às 19h, no Bar Beirute (109 Sul).

A obra é composta por 100 minicontos sobre temas como relacionamentos pessoais, conflitos sociais, política, humor, história e meio ambiente. Nela, Glauber traz, ainda, uma reflexão sobre questões relacionadas aos refugiados políticos e vítimas de guerras.

“São temas que sempre me sensibilizaram, principalmente a questão dos refugiados, que abandonam suas terras, têm suas casas destruídas e ficam sem nada. Foi a partir disso que surgiu o interesse em escrever”, revela.

O nome dado ao livro corresponde ao título de um dos minicontos contidos nele. “Como uma fábula, nesse conto, formigas observam seres humanos ao longe e fazem comparações e, de uma forma ironizada, consideram que são mais organizadas que as pessoas ao analisá-las”, explica Glauber.

CARREIRA

Glauber sempre teve apreço pela escrita, mas começou a escrever com mais afinco aos 18 anos – antes mesmo de passar no concurso para a PCDF, em 2002. O primeiro texto que ele publicou foi um conto humorístico veiculado no jornal do UniCEUB, onde ele cursou Psicologia.

Ele diz conseguir conciliar as duas carreiras tranquilamente, ainda que, em algum momento, os caminhos delas se cruzem. “Se a inspiração para um texto vem durante o trabalho, eu anoto a ideia e desenvolvo em casa, durante as folgas. É assim que vão surgindo meus poemas e contos”, afirma.

Antes de “Observadores de Formigas”, ele já havia lançado outros dois livros: Mosaicos (também de minicontos) e Poesia Estradeira. Além deles, o policial civil foi convidado para participar de duas antologias: uma na Argentina, de poemas, e uma na Alemanha, com contos. A editora é que se encarregou de fazer a tradução.

“Talvez neste ano saia meu primeiro livro infantil”, adianta Glauber.

“Observadores de Formigas” é da Editora Penalux. No momento do lançamento, será vendido por R$ 37, mas é possível adquiri-lo diretamente com Glauber (por telefone, pelo número 9 91029791 ou pelo perfil dele no Instagram: @glaubervieiraferreira).

SERVIÇO
Lançamento do livro de minicontos “Observadores de formigas”, por Glauber Vieira
Data: 02/03
Horário: 19h
Local: Bar Beirute da 109 Sul

Filiação