Aético Lopes Tino - Artista Plástico05062015-Aético Lopes Tino - Artista Plastico (51)-11
Aétio começou a pintar quadros logo depois da aposentadoria, que veio em 2008 (Foto: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

As obras de arte do policial civil aposentado Aétio Lopes Timo compõem a exposição “O Melhor da Vida”, que vai marcar a inauguração da Galeria de Arte do Sinpolzinho na próxima quarta, 30, às 10h, na unidade do Sinpol-DF em Taguatinga.

A iniciativa é da Diretoria de Assistência de Aposentados e Pensionistas, que vem desenvolvendo o projeto desde a mudança de sede do Sinpolzinho. A Galeria de Arte será dedicada a expor os trabalhos produzidos por policiais civis ativos e aposentados – que, em geral, acabam desenvolvendo o lado artista depois que deixam a atividade profissional.

Um desses “policiais artistas” é Aétio Lopes Timo, aposentado há quase oito anos. Ele viu no hobby uma maneira de evitar a depressão, um problema comum a quem se aposenta e não acostuma com o fim da rotina intensa. O aposentado demonstrou muito entusiasmo em mostrar o trabalho artístico aos colegas.

Leia mais: “Procuro retratar na tela o que eu vejo de melhor na vida”

“Fiquei honrado com o convite; me senti muito privilegiado. Essa ideia é muito boa, pois há muitos aposentados, como eu, que ao deixar a polícia acabam desenvolvendo outros talentos. E isso tem que ser mostrado a todos”, comemora o policial.

O nome da exposição “O Melhor da Vida” resume, segundo Aétio, aquilo que está nos quadros, que seguem a estética hiper-realista. A inspiração vem do estilo de artistas como George Pergentino e Elton Brunetti. Aétio já participou de outra exposição, no Fórum de Taguatinga, no ano passado.

A maior parte dos quadros da exposição estarão disponíveis para venda. “Metade deles já estão vendidos, mas mesmo assim eu vou levar”, avisa o aposentado.

INICIATIVA

“Essa é mais uma das diversas iniciativas desenvolvidas desde o início desta gestão, com o intuito de reintegrar os aposentados ao convívio com os colegas. Esperamos que todos compareçam e prestigiem o trabalho do Aétio”, afirma Robson Lima, diretor da pasta.

De acordo com Madalena Reis, conselheira Fiscal do Sinpol-DF e uma das idealizadoras da iniciativa, a intenção é que seja estabelecido um calendário de exposições, com obras de arte de todos os tipos. “A Galeria de Arte estará aberta a todos. Queremos que os nossos colegas artistas mostrem o dom que possuem e, quem sabe, estimulem os demais a desenvolver essa segunda atividade após a aposentadoria”, diz.

Depois da inauguração, a exposição ficará aberta para as visitas do público até o dia 15 de abril. Quem quiser conferir os trabalhos de Aétio podem ir até o Sinpolzinho, localizado na QNA 03, Casa 02, Taguatinga Norte, de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Mais informações sobre a exposição ou sobre a Galeria de Arte pelo telefone (61) 3352-6429.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação