15º dia de Greve - Assembleia na PCDF - Paulo Cabral (154)
Assembleia reuniu 2.500 policiais na sede da Polícia Civil do Distrito Federal (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

A greve dos policiais civis do Distrito Federal, iniciada há 15 dias, continua vigente. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta terça, 15, em frente ao Complexo da Polícia Civil DF (PCDF). O ato reuniu cerca de 2.500 policiais.

Em mais um ato de intensificação da greve, a categoria decidiu que as viaturas descaracterizadas que apresentarem defeitos ou problemas – extintor fora da validade e pneus carecas, por exemplo – serão devolvidas à Divisão de Transportes da PCDF.

Leia mais: Diretoria faz avaliação e discute estratégias para a greve

A medida se junta às demais restrições já votadas em ocasiões anteriores. Também foi convocada uma nova assembleia para sexta, 18, às 14h30, na Praça do Buriti, a fim de discutir algum avanço – caso ele ocorra – ou intensificar ainda mais o movimento.

15º dia de Greve - Assembleia na PCDF - Paulo Cabral (104)
“Sem atitudes práticas, não há como mudar a nossa postura”, afirma Gaúcho, presidente do sindicato

Antes, na quinta, 17, a diretoria do sindicato reunirá os chefes de seção para discutir a possível entrega dos cargos. Outra deliberação é que o Sinpol-DF insista na interlocução com deputados distritais e federais na busca pelo destravamento das negociações com o GDF.

Não houve deliberações no sentido de alterar a Cartilha de Greve.

O Sinpol-DF também aguarda um posicionamento oficial do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) sobre uma possível adesão à greve dos policiais civis.

Veja vídeo da TV Sinpol-DF

Assista também: isonomia foi promessa de campanha do governador

SEM DIÁLOGO

15º dia de Greve - Reuniãso com DG PCDF- Paulo Cabral (39)
Reunião com o diretor geral da PCDF, Eric Seba, não representou nenhum avanço nas negociações

“A única coisa que o Governo e a direção da Polícia Civil manifestaram até agora foi boa vontade. Mas boa vontade nós também temos. Sem atitudes práticas, não há como mudar a nossa postura”, assegura o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho.

Antes da assembleia, Gaúcho, os vice-presidentes Renato Rincon e Marcele Alcântara, o secretário Geral Paulo Sousa, a diretora de Esportes e Cultura, Yáskara Cordeiro, e o conselheiro Fiscal Washington Lima atenderam ao convite do diretor-geral da PCDF, Eric Seba, para uma reunião.

Seba informou que o governador Rodrigo Rollemberg só receberá a diretoria do Sinpol-DF mediante o fim da greve. “Estamos em greve há 15 dias e o governo continua virando as costas. Há cinco meses estamos tentando uma agenda e o governador nunca nos recebeu. Agora, vem pedir o fim da greve. Não vamos recuar”, acrescenta Gaúcho.

O presidente do Sinpol-DF reiterou a importância de a categoria permanecer unida. “Mostrar fraqueza é tudo o que o governo quer. Vamos permanecer unidos”, acrescenta Gaúcho.

Renato Rincon, primeiro vice-presidente do sindicato, também lamentou a posição do governo. “Nada evoluiu. Por isso, é importante, nesse momento, não retroceder. Se voltarmos atrás, vamos estar decretando o óbito da carreira de policial civil do Distrito Federal. Nossa luta vai além da reestruturação salarial: é uma luta pelo nosso futuro”, afirma.

DESAGRAVO

Ao fim da assembleia, os policiais saíram em cortejo até o prédio onde funciona a Diretoria-Geral da PCDF. Lá, eles entoaram, em coro, o Hino do Policial Civil. O ato, serviu para reforçar a necessidade de a categoria permanecer unida.

As duas manifestações respondem à atitude da Direção-Geral da PCDF, que indicou um delegado para, junto a um oficial de Justiça, entregar a notificação de ilegalidade da greve deflagrada pelo Sinpol-DF na semana passada.

Essa atitude surpreendeu a categoria. “Ninguém pode jogar contra a categoria enquanto faz parte dela. Não estamos a favor de diretor A ou B, estamos em favor de todos os policiais civis. Não podemos aceitar que isso ocorra novamente”, diz Gaúcho.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação