Do G1-DF

No caso mais recente, dois foram detidos com 155 quilos de maconha, considerada maior apreensão de drogas do ano, segundo delegado. Dupla tem passagem pela polícia por homicídio.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu seis pessoas por tráfico de drogas na capital desde a última segunda-feira (5). O caso mais recente é o desta sexta (9), quando dois homens suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha foram detidos em Ceilândia com 155 quilos de maconha, uma porção de cocaína, uma pistola e R$ 3 mil em espécie.

Segundo o delegado-chefe da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), Rodrigo Bonach, a quantidade de droga apreendida foi uma das maiores do ano. A dupla foi autuada por tráfico, resistência à prisão, dano qualificado, ameaça, posse ilegal de arma e munição de uso restrito. Se forem condenados, a pena pode variar de 11 a 31 anos de prisão, afirmou Bonach.

Os dois eram alvo de uma investigação da Polícia Civil que apura, há cinco meses, a atuação de uma quadrilha do DF no tráfico interestadual de drogas. O delegado afirmou que ainda há suspeitos foragidos, mas garantiu que todos já foram identificados.

Um deles tem 27 inquéritos policiais abertos. “Ele se criou no crime e se beneficiou da leniência das nossas leis para se tornar cada vez mais perigoso”, disse Bonach.

“Reagiu violentamente, danificou a viatura, ameaçou os militares e as famílias de morte.”

O outro, considerado o líder do esquema criminoso, tem cinco passagens pela polícia, sendo um homicídio “por desentendimento de trânsito”.

De acordo com o delegado, a droga era revendida para traficantes de menor porte em Ceilândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Riacho Fundo II e Samambaia. A origem dos entorpecentes ainda não foi confirmada.

Além das drogas, a suspeita é de que a quadrilha tenha envolvimento com armas pesadas, roubos, latrocínios e homicídio.

“Eles se auto-nomeiam comboio do cão”.

Outros casos
Na última segunda-feira (5), a Polícia Civil prendeu três suspeitos de tráfico de drogas interestadual, que estavam com 75 quilos de maconha prensada. Segundo Rodrigo Bonach, o produto chegava da capital goiana a cada 15 dias por meio de um dos detidos, que fazia o transporte.

No apartamento de um deles, também foram apreendidos uma pistola com munição, balança de precisão, três veículos e R$ 9 mil em espécie.

Na quarta (7), outros dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos em Santa Maria com quatro quilos de crack, meio quilo de cocaína e 14 frascos de lança perfume.

Parte da droga foi apreendida em um laboratório “improvisado” na Cidade Ocidental, em Goiás, onde a dupla adulterava o material que depois era revendido como se fosse puro. Segundo a Polícia Civil, a comercialização era feita principalmente nas regiões de Itapoã e Paranoá.

Filiação