Da Comunicação Sinpol-DF

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na edição do último domingo, 19, uma reportagem sobre as falhas técnicas apresentadas pelas armas da Taurus (assista no vídeo acima).

A atual gestão do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem denunciando o problema há mais de um ano. O modelo PT 24/7 .40 é utilizado pelos policiais civis do DF no cotidiano do trabalho, e se tornou  mais um fator de risco à vida desses profissionais.

Leia Mais

Há diversos relatos em todo o Brasil de profissionais da Segurança Pública que sofreram acidente, alguns fatais, provocados por defeito nas armas. Uma das vítimas é o diretor-adjunto de Comunicação do Sinpol-DF, Luciano Vieira, cujo caso foi exibido também no Fantástico.

O caso já foi levado pela atual diretoria ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em maio do ano passado.

Em junho, o órgão instaurou um inquérito civil para apurar os fatos por meio do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP). Em outubro, uma ação civil pública também do MPDFT recomendou que a PCDF substituísse o armamento.

Só em 2017, a Polícia Civil decidiu agir e optou por um “recall branco”, ao invés de um recall completo da arma.

 

Filiação