Visita a aposentada Arlete Danzeli Pereira - Paulo Cabral (9)
Arlete contou histórias do tempo em que estava na ativa; ela foi a primeira mulher no GOE (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

O grupo que realiza as visitas do “Sinpol em Casa” esteve na casa de Arlete Donzeli Pereira, agente de polícia aposentada há quatro anos. A visita aconteceu na casa onde ela vive, no Núcleo Bandeirante, na última quinta, 16.

Participaram do encontro a conselheira fiscal do Sinpol-DF, Madalena Reis, e o Secretário da unidade do Sindicato em Taguatinga, o Sinpolzinho, Bruno Teles, que foram recebidos pela aposentada com um café da manhã preparado especialmente para a ocasião.

Logo na entrada da sala, um piano de madeira chamou a atenção. Arlete diz que sempre sonhou em aprender a tocar o instrumento e que, só agora, aposentada, conseguiu realizar esse sonho.

Com a aposentadoria, ela relata que veio a oportunidade de adquirir outras habilidades
Com a aposentadoria, ela relata que veio a oportunidade de adquirir outras habilidades

HISTÓRIAS

Arlete compartilhou fotos da época em que começou na PCDF
Arlete compartilhou fotos da época em que começou na PCDF

Na conversa com Arlete, histórias sobre a trajetória na Polícia Civil deram o teor da visita. A aposentada entrou nos quadros da PCDF em 1983 e, a pedido do então delegado, Angelo Neto, integrou o Grupo de Orperações Especiais (GOE).

“Naquela época, o número de mulheres na Polícia Civil era muito reduzido. Tanto que eu fui a primeira a fazer parte do GOE”, recordou-se orgulhosa. Apesar dessa conjuntura, Arlete diz ter sido muito bem acolhida. “Apesar das horas exaustivas em campanas e operações de apoio a delegacias do DF, nunca me imaginei em outra profissão”, completa.

Arlete foi a primeira mulher da integrar o GOE
Arlete foi a primeira mulher dos quadros da PCDF a integrar o GOE

Foi trabalhando no GOE que Arlete conheceu o esposo, o também policial civil Aurito de Oliveira Pereira. Os dois começaram a namorar por incentivo de uma colega de trabalho, Francisca de Assis, que agiu como um verdadeiro “cupido” para os dois – que na época eram apenas amigos. Depois de três meses de namoro, eles noivaram e, oito meses depois do início do relacionamento, Arlete e Aurito já estavam casados.

Arlete recebeu um certificado e um botom do Sinpol-DF
Arlete recebeu um certificado e um botom do Sinpol-DF

O casal tem duas filhas: a mais nova mora com eles; a mais velha trabalha e vive no Japão. Entre tantas memórias do tempo de trabalho, Arlete relembra que a gravidez nunca foi empecilho para se fazer presente nas inúmeras escalas e escoltas.

Conta, ainda, que quando do nascimento da sua segunda filha, saiu da maternidade direto para a Academia de Policia para fazer a prova do Curso Especial. Questionada sobre com quem o bebê ficou, ela respondeu ao grupo: “dentro do cestinho, chamado Moisés, ao lado da carteira da mamãe”. Ser mulher e ser policial,  exige-se,  muitas vezes,  forças que vão além do imaginável.

Apesar de não estar mais na ativa, Arlete diz conservar seu “espírito policial”, que não se aposenta jamais e conta que ainda hoje ao sair de casa para ir a qualquer lugar, está sempre atenta ao que acontece ao seu redor.

ATIVIDADES

Depois da conversa sobre a vida na Polícia, Arlete comentou ter vontade de participar das atividades desenvolvidas especialmente para os aposentados no Sinpolzinho, como as aulas de Inglês, Pilates e projetos como o “Rodas de Conversa” – ela já faz parte, contudo, do grupo de visitas do “Sinpol em Casa”.

“Ela é a imagem da mulher forte e guerreira; uma mulher a frente de seu tempo. A prova viva do poder e força por trás da face tranquila e serena. É uma grande honra tê-la no projeto”, comenta a conselheira Fiscal do Sinpol-DF Madalena Reis.

Assim como é praxe em todas as visitas, Arlete recebeu um certificado em homenagem aos serviços prestados à sociedade por meio da PCDF e um botom do Sinpol-DF.

Outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos. Para isso, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352-6429 ou ir pessoalmente até a unidade, localizada em Taguatinga Norte – QNA 03, Casa 02.

LOGO-DO-SINPOL-e1449872500638JUNTOS SOMOS FORTES!
O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197! Saiba mais.

Filiação