O auditório da Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi palco nesta quinta-feira, 16, de uma homenagem da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aos profissionais fazem ou fizeram parte do quadro da instituição. A Sessão Solene foi realizada com o propósito de marcar o Dia do Policial Civil, comemorado em 21 de abril.
O evento, promovido pelo deputado distrital Dr. Michel, com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), contou a participação de representantes do Poder Legislativo, representantes dos sindicatos e associações de classe, além de profissionais ativos e aposentados da corporação. Integrantes da comissão dos aprovados no último concurso da PCDF também marcaram presença na homenagem aos policiais civis.
De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, “infelizmente, a realidade da polícia hoje não nos dá muito o que comemorar. Não quero aqui apontar culpados, nem problemas, mas discutir soluções. A partir desse ano, por exemplo, iremos abrir o diálogo também com a Câmara Legislativa com o propósito de resgatar a origem do Fundo Constitucional, garantindo no orçamento do Distrito Federal que o mínimo de 60% desses recursos seja destinado à Segurança Pública”, afirmou Gaúcho.
“Estamos aqui hoje para homenagear aqueles que, no dia a dia, realmente labutam lutando contra essa criminalidade que assola todo o Distrito Federal. Quero parabenizar a todos os policiais, principalmente os aposentados porque também deram a vida por essa polícia e a fizeram uma instituição que é motivo de orgulho para todos que a integram”, acrescentou o deputado Dr. Michel.
Assim como o deputado Bispo Renato, que ressaltou o trabalho da Polícia Civil do DF como considerado um dos melhores do Brasil, o diretor-geral da PCDF, Eric Seba, também destacou a corporação como motivo de orgulho e honra que todos aqueles que por ela passaram. “A nossa polícia tem o valor dela e deve ser melhor reconhecida sim, porque nós somos profissionais valorosos preocupados com a nossa instituição e com a segurança da sociedade”, ressaltou em discurso.
Seba afirmou ainda que “os homens e mulheres que estão aqui hoje aposentados forjaram a nossa polícia e a tornaram uma instituição forte. E essa é uma luta que devemos continuar, cobrando dos poderes instituídos que nos seja dado o valor que realmente temos”. “Nós somos primeira defesa real da sociedade. Nós somos os primeiros aplicadores da justiça, efetivamente falando. Nós somos uma casa do povo, uma casa que recepciona e protege a população”.
APOSENTADOS
Policiais que se aposentaram no último ano receberam uma homenagem especial. Ao fim da solenidade, eles receberam do Sinpol-DF um certificado de reconhecimento pela contribuição que deram ao longo dos anos de trabalho dedicados à Polícia Civil e dedicados à proteção da sociedade e à defesa da ordem, da justiça e da vida. “Nosso muito obrigado a todos vocês e o nosso reconhecimento pelo seu valor e a sua luta”, reconheceu o presidente do sindicato.
Para a agente de polícia aposentada Maria Ivonete, a homenagem foi um justo reconhecimento do trabalho realizado. “Apesar de ter trabalhado por mais de 30 anos na polícia, muitas vezes não nos sentíamos prestigiados. A homenagem, pra mim, foi um momento de bastante alegria porque demonstra que o muito que a gente fez pela sociedade e pela categoria está sendo reconhecido”, agradeceu.
PRESENÇAS
A solenidade contou com a participação do corregedor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Dr. Michel; o terceiro secretário da CLDF, o deputado Bispo Renato; o diretor geral da Polícia Civil do DF, Erick Seba; o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, Rodrigo Franco e do presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal, Benito Tiezzi.
Também compuseram a mesa os presidentes das associações, incluindo Rodrigo Menezes, da Asbrapp; Alexandre de Oliveira, da AAPC; Agnaldo Machado, da Aesp; Francisco Pereira, da Agepol, além de Otoval Mesquita Júnior, representante da AAGPC.
JUNTOS SOMOS FORTES!