Baile das Mulheres Policiais Otto Peyerl -259
Além do Dai Internacional da Mulher, festa comemorou outras conquistas das policiais (Fotos: Otto Peyerl/Sinpol)

A noite da última sexta, 20, foi especial para as mulheres filiadas ao Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF): elas participaram da 1ª Festa em Comemoração ao Dia das Mulheres, no Salão Nobre do Clube da Aeronáutica, organizada pelo sindicato.

Além do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o evento também lembrou a conquistas de direitos para as policiais, como a aposentadoria especial, cuja lei que a regulamenta (Lei Complementar nº 144/2014) completa um ano no próximo mês.

A festa foi aberta com uma solenidade de recepção das mulheres pelos diretores do Sinpol-DF. A programação contou com a animação de um DJ, da banda Suprema e do Grupo de Percussão Batalá. Além disso, o evento contou com a organização da  Master Eventos Cerimonial.

Baile das Mulheres Policiais Otto Peyerl -85
Presidente do Sinpol-DF, junto com a diretoria, deu as boas-vindas às convidadas

No discurso de abertura, o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o “Gaúcho” deu as boas-vindas às convidadas. “A gente percebe que nesse quase um ano de gestão, enquanto estamos em reuniões no Congresso Nacional, no Governo do Distrito Federal, acabamos esquecendo o quanto que essa polícia civil é bonita – é linda, na verdade. Parabéns a toda diretoria que tem se dedicado, tenham certeza, 24 horas por dia, na luta pelos direitos de todos nós”, disse Gaúcho.

Yaskara Cordeiro, diretora-adjunta de Eventos do Sindicato, em nome de toda a diretoria, parabenizou todas as mulheres policiais pelo 8 de Março e encerrou dizendo que foi uma grande satisfação recebê-las na festa, “que foi organizada com muito carinho”.

Baile das Mulheres Policiais Otto Peyerl -80
Marcelo e Yáskara, da Diretoria de Eventos, parabenizaram as mulheres

Marcelo Ferreira, diretor de Eventos do Sinpol, completou: “Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, policial, mulher guerreira, que faz essa nossa polícia mais bonita. Essa festa é de vocês; vocês merecem isso pelo trabalho e desempenho”, completou.

ALEGRIA

Entre as convidadas, o sentimento era de alegria por estar em meio às colegas e amigas de profissão comemorando uma data importante.

A agente policial de custódia, Nildes Soares, comentou que eventos como esse servem para rever as amigas, principalmente as antigas amizades. “Venho também para prestigiar esse novo Sindicato, essa nova gestão, pois estou gostando muito. A festa está linda, super bem decorada, bem servida. Eles começaram com o pé direito”, elogiou.

Baile das Mulheres Policiais  20.03.15 Otto Peyerl -1-2“A Festa está maravilhosa. É um momento em que a gente se reúne e quando revemos amigas que não encontramos. A polícia é muito ampla, então as pessoas ficam muito tempo afastadas, mas não perde aquela amizade gostosa que a gente tem”, relata a agente de polícia Kátia Regina.

Para Marcia Valéria, também agente de polícia, a festa estava ótima e muito bem organizada. “Hoje eu vou me divertir, dançar, curtir, porque é um dia só nosso, apenas das meninas e nós não precisamos de homens para nós divertir”, disse.

APOSENTADORIA ESPECIAL

A festa também contou com a presença de duas figuras ilustres para as mulheres policiais: a Deputada Federal Érika Kokay, autora da emenda do nível superior, e Creusa Camelier, presidente da Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (Ampol), que foi a grande líder da Lei Complementar nº 144/2014, que concede aposentaria especial.

Elas também prestaram homenagem a todas as mulheres presentes. Erika Kokay ressaltou a necessidade de as mulheres ocuparem mais espaços. “Nós não podemos permitir, por exemplo, que tenhamos na Câmara Federal menos de 3% de mulheres. Estamos aqui para dizer que carregamos uma alegria muito grande em sermos mulheres e para parabenizar as policiais que quase um ano atrás conseguiram uma grande conquista: a aposentadoria especial para as mulheres policiais”, destacou.

Creusa Camelier também mencionou a conquista da aposentadoria especial no pronunciamento que fez às convidadas. “Nós conseguimos escrever um capítulo muito importante a história da segurança pública do Brasil. Conseguimos a isonomia de todas os policiais e as policiais femininas do sistema de segurança pública. Nós somos privilegiadas por vivermos nesta época, nós somos uma geração que não conhecemos o medo e a covardia”, acrescentou.

Confira aqui as fotos da festa.

Filiação