Devido a demora no atendimento aos pleitos ofertados à categoria pelo GDF, por ocasião do encerramento do movimento grevista em abril deste ano, o Sinpol convocou todos os representantes para iniciarem discussão sobre os rumos a serem tomados. A reunião aconteceu nesta terça-feira (5), na sede do Sinpol, onde o presidente da entidade Ciro de Freitas e seu vice Luciano Marinho explanaram sobre as tratativas com o GDF. A presidente da Agepen, Marcele Alcântara também esteve presente.
O presidente do Sinpol falou que “quase noventa dias após o fim da greve dos policiais civis, nenhum item das propostas ofertadas pelo GDF à categoria foi cumprido integralmente”. Ele informou que o Sinpol e entidades tem se reunido com várias autoridades do governo e nada de efetivo tem acontecido em relação aos pleitos:
• Reestruturação de Carreira;
• Plano de saúde subsidiado;
• Publicação de decreto corrigindo interstício para progressão da carreira policial;
• Pagamento dos passivos financeiros;
• Transformação do cargo de agente penitenciário em agente de polícia; aumento do quadro de servidores da PCDF;
• Envio de mensagem ao governo federal com proposta de reposição das perdas inflacionárias em 13%.
“Muito pouco tem sido feito para se tentar efetivá-los. Percebemos um distanciamento em relação ao que nos foi oferecido e sem uma atitude mais enérgica, acreditamos que o compromisso poderá não ser honrado conforme o acordo estabelecido com o GDF”, disse o vice-presidente, Luciano Marinho.
No decorrer da reunião, vários representantes sindicais fizeram uso da palavra e houve unanimidade em retomar as atividades de protesto contra o GDF, inclusive demonstrando que não houve avanço nas propostas oferecidas aos policiais civis. “O Sinpol continuará adotando todas as medidas que buscam alcançar o mais rápido possível o que foi ofertado aos servidores da PCDF, e seremos intransigentes quando percebermos que nossas demandas não são de interesse dos governos local ou federal”, afirma o presidente do Sinpol.
Ao final de reunião ficou definido que o Sinpol fará uma campanha de conscientização junto à população por meio de veículos de comunicação, para mostrar a falta de compromisso do GDF diante dos acordos estabelecidos. Ficou agendada ainda, nova reunião com os representantes sindicais para o dia 16 de agosto, podendo outra reunião ser convocada a qualquer momento, dependendo do posicionamento do GDF em relação à categoria.