A Academia de Polícia Civil (APC) promoveu na manhã desta quarta-feira (29), no clube da Agepol, a segunda edição da aula da saudade, desta vez, dedicada aos 307 policiais que se aposentaram entre setembro de 2009 e abril de 2011. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado distrital Wellington Luiz, o presidente do Sinpol Ciro de Freitas e do vice Luciano Marinho.
A comemoração teve início com um café da manhã e logo depois os presentes puderam acompanhar a palestra Inteligência Motivacional, proferida pelo policial Iran Lima. Ao chegar, os aposentados foram presenteados com um kit composto por um CD contendo com vídeo dos policiais, um almanaque com breve histórico de cada aposentado e dois diplomas: um certificado de posse e aposentação, indicando a data de cada ato e ainda um certificado de honra ao mérito “em reconhecimento pelo sacrifício, coragem, altruísmo, zelo e extremo profissionalismo dedicados aos inabaláveis alicerces da PCDF”, conforme estava escrito nos diplomas.
A diretorada APC, Nélia Vieira destacou que a aula da saudade tem como objetivo estreitar os laços de companheirismo entre os policiais e prestigiar aqueles que escreveram a história da Polícia Civil do DF. Já a diretora geral da PCDF Mailine Alvarenga agradeceu a todos por aceitarem o convite e disse que a homenagem é mais que merecida: “Vocês, aposentados, são muito importantes, pois podem nos apontar caminhos. Precisamos da ajuda de vocês para manter a qualidade da Segurança Pública”, destacou a diretora.
Já o presidente do Sinpol disse que o momento é de reconhecimento, pois sem os policiais aposentados, nada teria sido construído. Ciro explanou ainda que a aposentadoria não é o fim, mas o início de uma nova vida: “Agora é hora de aproveitar os momentos em família, de cuidar do corpo e da mente e ainda viajar e desfrutar de momentos de lazer”.
O deputado Wellington Luiz afirmou que estava se sentindo em casa: “Aqui estão meus amigos e tenho prazer em estar com vocês. Parabenizo a Academia por esta bela solenidade, pois jamais podemos esquecer aqueles que escreveram nossa história”. O parlamentar aproveitou ainda o momento para agradecer aos amigos: “Tenho consciência que a base de meu trabalho político foi dado por vocês, que compõem a PCDF e quero corresponder às expectativas de cada um. Não quero decepcioná-los. Reafirmo aqui, meu compromisso”.
O evento contou ainda com o apoio e organização da Apcap, que cedeu banneres e fotografias históricas de policiais e da Polícia. A presidente da Associação Sandra Lôbo destacou que é importante homenagear os que se aposentam, mas não que não se pode esquecer daqueles que já partiram: “Embora não estejam mais presentes deixaram sua história na PCDF”.
Também participaram da aula da saudade o diretor adjunto da PCDF, João Emílio; a diretora ajunta da APC, Rosângela Cele; a corregedora de Polícia, Cláudia Alcântara; o vice-presidente da Adepol, Paulo D’Almeida; e os presidentes: do Sindepo, Benito Tiezzi; da Aesp, Agnaldo Machado; da Agepol, Francisco D´Sousa; e da ABCP, Gustavo Dalton.