Na manhã desta sexta-feira (18) em assembleia geral, cerca de 200 policiais civis sindicalizados compareceram à sede do Sinpol para escolher os membros da Comissão Eleitoral, que organizará o processo eletivo da diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato para o triênio 2011/2014.
O registro de chapas seguiu as condições estatutárias sendo realizado no período compreendido entre 28 de janeiro a 11 de fevereiro e teve três inscrições: chapa 1: Experiência, Conquistas e Competência, com a candidatura de Ciro de Freitas, atual vice-presidente do Sinpol; chapa 2: Renovar com Segurança, que tem como candidato a presidente o agente Francisco D’Souza e a chapa 3: Verdadeira Oposição, encabeçada pelo policial José Torquato.
Com a inscrição de três chapas, a Comissão Eleitoral foi constituída por nove integrantes, sendo cinco membros eleitos pela categoria, são eles: André Luiz Perez Nunes, Fernando Antônio Pinheiro da Silva, Alex de Oliveira Galvão, Osmar Rodrigues Oliveira e Alvoir Medeiros. E atendendo às condições estatutárias, cada chapa inscrita indicou um membro para integrar a Comissão. O candidato Francisco D’Souza indicou o policial Teylon Costa; José Torquato indicou o policial Ricardo Silva, e a chapa de Ciro de Freitas, escolheu o policial Renato Neves. A atual diretoria do Sinpol, que segundo o estatuto também deve indicar um membro, escolheu o secretário da Comissão, Ernani Lucena.
De acordo com André Luiz Perez, presidente da Comissão pela segunda vez consecutiva, a importância do cargo reforça o processo democrático dentro das estruturas da Polícia Civil. “A Comissão é fundamental para o encaminhamento das eleições, pois organiza o pleito com democracia, dando iguais condições às chapas concorrentes”.
Os demais membros ressaltam que trabalharão para dar lisura ao processo e contribuir com o Sindicato. “O nosso trabalho está relacionado ao fortalecimento do Sinpol, cujas ações defendem os pleitos da categoria”, destacou o integrante da Comissão, Alex Galvão.
O secretário da Comissão Eleitoral, Ernani Lucena, ressalta que os integrantes se reunirão na próxima segunda-feira (21) para discutir as questões referentes ao sufrágio.