O presidente do Sinpol-DF, Wellington Luiz, e diretoria estiveram reunidos na manhã desta terça-feira com representantes das unidades policiais para transmitir informações sobre o reajuste salarial e outros assuntos de interesse da categoria. Também participou do encontro, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Alírio Neto.
Reajuste – Wellington explicou que o processo para a edição da MP que reajustará o subsídio do policial civil está tramitando normalmente e que o prazo final para a publicação será dia 14 deste mês. “Por enquanto, não há ítem a ser retirado da pauta. O fato da MP n°. 386/07 que reajustará o subsídio dos policiais federais ter sido antecipada, não implica em atraso na edição da MP dos policiais civis”, tranqüilizou Wellington. O deputado Alírio Neto se comprometeu em fazer a devida gestão junto ao GDF, bem como, acompanhar todo o processo inerente aos pleitos da PCDF, na esfera do governo Federal.
Na ocasião, ficou agendada nova reunião na sede do Sinpol, às 17 horas do dia 14 de setembro, data limite para publicação da MP, para que ações pertinentes ao pleito sejam encaminhadas.
Progressão – Quanto à progressão dos policiais da terceira para a segunda classe, o presidente disse que o ato administrativo interno que autoriza a promoção deverá sair no mesmo período de publicação da Medida Provisória do reajuste salarial.
Opção Bancária – Com essa vitória da categoria, os bancos já estão procurando os policiais civis e oferecendo serviços. A recomendação do Sinpol-DF é que se tenha cautela na escolha da instituição bancária. Wellington informou que os advogados do Sindicato já solicitaram a aplicação da multa ao GDF, para que se cumpra a determinação judicial, que garante aos policiais direito de escolher o banco para depósito de seus vencimentos.
Técnico Penitenciário – Foi constituída nova comissão para organizar o concurso que deverá ter edital publicado até dia 10 de outubro.
Atestado médico – Policiais reclamaram do tratamento dispensado pelo departamento médico. Segundo informações dos representantes de unidades policiais, os médicos do departamento estão diminuindo o prazo dos atestados no momento de averbar e solicitaram ao Sinpol que exija do departamento o cumprimento das normas. O Sinpol já está em contato com a Divisão de Saúde do Trabalhador, que normatiza essas questões, mas é importante que o policial se imponha quando estiver frente a situações como esta e informe ao Sindicato.
Filiação ao Sinpol – Mais uma vez a diretoria do Sinpol-DF recomendou a filiação dos novos policiais, pois o Sindicato é forte porque a categoria é unida. Na ocasião, os representantes sugeriram que seja feita uma campanha de conscientização demonstrando a importância da filiação. “Em breve estaremos aposentando, e são os novos policiais que tomarão a frente do Sindicato, representando a categoria”, ressaltou Wellington.
Eleição – Falaram ainda sobre a eleição sindical que ocorrerá no próximo ano e a importância do uso da urna eletrônica que facilitará a votação e apuração. É segura contra fraude e fica sob a responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral.
Na reunião, falaram ainda sobre escolta a hospitais, que necessita de escalas compostas por policiais de ambos os sexos; adicional noturno, aposentadoria especial e a troca da carteira policial que teve o prazo prorrogado. Informações dos locais de troca podem ser obtidas junto ao Instituto de Identificação da PCDF.