Em reunião com os representantes de unidades policiais, na tarde desta quarta-feira (4), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF), Wellington Luiz, informou sobre o encaminhamento do reajuste salarial. Apesar do GDF, em tese, ter atendido as reivindicações dos policiais civis, foram detectados trechos no ofício e na mensagem do Governador José Roberto Arruda ao Presidente da República, que poderiam inviabilizar o trâmite da matéria. Na ocasião, o Sindicato imediatamente buscou a solução e procedeu, junto à direção geral, a correção do documento.
O presidente do Sinpol-DF, disse que as reivindicações da categoria foram atendidas: “o governador deve encaminhar a mensagem em breve e agora temos de concentrar esforços no executivo Federal”. Wellington explica ainda que ao governo Federal cabe analisar se os números estão dentro do orçamento, para que seja autorizado o reajuste.
Wellington reafirmou a importância de não ter sido definido reajuste para o ano de 2009. “Caso seja necessário, poderemos reivindicar novas negociações e recuperar alguma perda, que por ventura venha ocorrer”, ressalta.
Na reunião também foram tratadas questões como aposentadoria especial, cujas discussões serão retomadas em agosto, já que o conselheiro do TCDF, Manoel de Andrade pediu vistas do processo no dia 12 de junho. O sindicato acredita no bom senso dos conselheiros ao julgarem a matéria de forma a atender o pleito da categoria dos policiais civis. Falaram ainda sobre o pagamento dos passivos, no qual está sendo organizado um cronograma para pagamento de passivos financeiros, entre outros.
A sugestão do agente Edson da Costa, da 32a DP (Samambaia), proposta em reunião do dia 28 de junho, de organizar um congresso para tratar das questões que afligem os policiais civis em se tratando de segurança pública foi enaltecida pelos representantes das unidades policiais que ressaltaram a importância da realização de tal evento.
O presidente recomendou mais uma vez que os policiais civis tenham consciência no uso de suas carteiras, pois ela é um direito legitimo, pessoal e intransferível, por isso, o profissional não pode pecar por excessos e precisa dar exemplos de responsabilidade.
O Sinpol-DF lembra que é importante a presença dos policiais civis na próxima assembléia geral que acontecerá no dia 6 de julho (sexta-feira), no estacionamento n° 6 do Parque da Cidade, onde serão deliberados vários assuntos de interesse da categoria.