O segundo vice-presidente do Sinpol, Hélio das Chagas esteve reunido hoje na sede do Sindicato com membros da Agepen e da Comissão compostas por representantes de cada Penitenciária do DF, para tratar do direcionamento da lotação dos agentes na PCDF.
“Inicialmente a preocupação era com relação ao concurso público para Técnico Penitenciário”, explica Hélio: “essa questão já avançou e na última reunião que tivemos, o sub-secretário de Justiça Paulo Chagas garantiu que o governador Arruda já deu o aval para realização do concurso, que foi aprovado em agosto de 2005, mas até agora não teve andamento e o prazo final para retirada dos agentes é dia 31 de dezembro deste ano”.
Porém, a maior preocupação dos agentes é outra: “o governo não definiu quanto a lotação dos Agentes Penitenciários na PCDF. Ele baixou um decreto garantindo que os agentes que serão lotados na Secretaria de Justiça não terão perdas com relação a aposentadoria. Mas, queremos é que essa lotação seja efetuada na Policia Civil que é a nossa segurança”, ressalta Hélio.
O vice-presidente informa ainda que a lei 4.878/65 reza que o governador tem o poder de lotar, por meio de decreto, os servidores da Polícia Civil e estes poderão prestar serviços para o Sistema Penitenciário, se for o caso, a exemplo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ”.
Ficou decidido na reunião que essa reivindicação, assim como a do reajuste salarial será encaminhada diretamente ao governador.