Do Metrópoles
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) prenderam, na noite dessa terça-feira (22/10/2019), João Batista Souza Cruz (foto em destaque), 50 anos, pelo crime de tráfico de drogas. O homem foi flagrado comercializando crack na Praça dos Orixás, no Lago Sul.
Durante o monitoramento, os policiais flagraram duas vendas de entorpecentes pelo suspeito. Os usuários também foram detidos e autuados pelo crime de posse de droga para consumo pessoal. A mulher e um adolescente estavam com mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto.
No local, os policiais encontraram duas bicicletas e dois patinetes de aplicativos com lacres rompidos. Caso condenado, o traficante pode pegar de 5 a 15 anos de prisão. Durante a operação, batizada de Xangô, foram apreendidas 20 pedras de crack e R$ 182.
Xangô é um dos orixás cultuados no Brasil. É conhecido como o deus do fogo e do trovão. Diz a tradição que foi rei de Oyó, cidade da Nigéria. É viril, violento e justiceiro. Castiga mentirosos e protege advogados e juízes.
A Praça dos Orixás é considerada um patrimônio imaterial do Distrito Federal. É um dos pontos mais conhecidos da capital nas comemorações do réveillon. Mesmo assim, sofre com o descaso. Em 2017, por exemplo, a imagem de Oxalá, que fica no local, teve braços, pernas e outras partes do corpo arrancadas. Depois, os vândalos atearam fofo na estátua que só não foi reduzida a pó graças ao aviso de um morador de rua, que presenciou o atentado e chamou os bombeiros.