Do G1/BRASÍLIA
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 21 pessoas suspeitas de tráfico e sete de homicídio durante operação contra o tráfico de drogas em Ceilândia Sul. Os presos atuavam em locais próximos a escolas públicas e utilizavam crianças para fazer o transporte das drogas.
Na operação, batizada de Abstinência, a polícia apreendeu dez quilos de maconha, cocaína, crack, duas armas e munição. De acordo com o delegado da 23° DP, Victor Dan Alves, a polícia lançou a operação após detectar que a maioria dos homicídios da região eram motivados por tráfico de drogas.
“Além dos homicídios, que 95% estão ligados ao tráfico, assaltos, roubos e abandono de escolas acontecem por causa do tráfico aqui”, disse o delegado. Os 21 suspeitos de tráfico e dois de homídios foram presos em flagrante. Os outros cinco apontados por assassinatos foram presos por meio de mandado de prisão expedido pela Justiça.
Duas mulheres estavam entre os presos. Cada uma tinha uma função: uma fazia a negociação e a outra entregava a droga e pegava o dinheiro para repassar aos outros três homens também presos. Eles procuravam locais públicos com crianças, como praças próximas a escolas, para vender o entorpecente.
“A praça da EQNP 12 era um dos locais de maior concentração dos traficantes, lá aprendemos cinco nesta madrugada”, afirmou o delegado.
A polícia identificou 13 pessoas ligadas a homicídios por causa de drogas – entre ele sos sete presos na operação. A maioria dos detidos tem passagem pela polícia por crimes como roubo, homicídio e furto, disse o delegado.