O Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF) enviou um documento na manhã de ontem (11) para a Direção-Geral da Polícia Civil com propostas de melhoria nas estruturas físicas de delegacias do DF e Entorno e na falta de pessoal. Uma das reclamações é de que há problemas nas escalas de trabalho, cujas jornadas ultrapassam as 40 horas semanais, e não há número suficiente de policiais para manter o funcionamento das delegacias e Centrais de Flagrantes.
Segundo o Sinpol-DF, as reclamações são feitas há bastante tempo e, a partir da entrega do documento, será estipulado um prazo de dez dias para a resposta e, após isso, a categoria se reunirá em assembleia para saber quais medidas devem ser tomadas.
De acordo com Luciano Garrido, diretor de comunicação do Sinpol-DF, a situação está crítica e os problemas só tendem a piorar. “Não há previsão de concurso para a PCDF e os plantões estão prejudicados. Cada plantão tinha que ter, no mínimo, 6 policiais e isso não está acontecendo. Acaba sendo mais perigoso ainda trabalhar. Sempre tem algum colega se aposentando e estamos cada vez mais sem pessoal”, lamenta.
Além da entrega do documento, o Sinpol-DF irá mover ações coletivas para cobrar o pagamento de horas extras para os policiais cuja jornada tem extrapolado as 40 horas semanais previstas no Regimento Interno.
Outras ações que serão movidas pelo sindicato referem-se ao estabelecimento de uma nova escala de trabalho, diminuindo o número de horas do plantão.
A Divisão de Comunicação da Direção-Geral da Polícia Civil afirmou que irá se pronunciar somente após a análise do documento.
Fonte: Blog do Carlos Roberto