O Ministério Público do DF, por meio da Promotoria de Educação, pediu a Polícia Civil que investigue o esquema de venda de diplomas do Ensino Médio falsos em Brasília. A fraude foi descoberta esta semana pela produção da TV Record.

O pedido dos promotores foi feito porque o esquema envolve falsificação de documentos.

As vendas ocorrem na internet e os interessados podem até visualizar os documentos falsos. O certificado contém a marca do GDF (Governo do Distrito Federal), o nome do colégio responsável pela emissão do diploma, notasdo suposto aluno e até carimbo e assinatura.

A Secretaria de Educação do GDF alertou que o padrão da emissão dos certificados mudou e que é preciso ficar atento à mudança. O Departamento de Inspeção de Ensino, por exemplo, cuja marca aparece nos diplomas falsos, não existe mais. Se o certificado tiver alguma referência ao extinto departamento, é falso.

Os diplomas ofertados são todos do Cesas (Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul), colégio da rede pública. A Secretaria de Educação afirma que, há um mês, um certificado de conclusão de ensino médio da escola foi devolvido ao órgão com a suspeita de ser falsificado. Servidores começaram a investigar o esquema e comunicaram o caso à polícia.

O subsecretário de planejamento, acompanhamento e avaliação educacional Fábio Pereira de Sousa, duvida do envolvimento de servidores públicos na fraude. Segundo ele, é impossível emitir um certificado em apenas uma semana, como é prometido no esquema.

Quem tiver dúvidas sobre as instituições credenciadas e a emissão de diplomas pode ligar para a Secretaria de Educação no telefone 3901-3298.

Fonte:R7

Filiação