JORNAL DE BRASÍLIA

 

Do Alto da Torre

 

CLIMA NÃO É DE TANTO ENTUSIASMO

O último balanço das ações de segurança pública no Distrito Federal, em que se discutiram questões como o aumento dos sequestros relâmpago ou a necessidade de reforçar a presença policial na Reunião Metropolitana, reuniu toda a cúpula do setor. Lá estavam o subsecretário de segurança, Joziel Freire, o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, a secretária de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, o comandante da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, e o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier (fotos). Como se pode ver, o clima não traduzia muita animação.

 

Ponto do Servidor

 

GREVE PODE ACABAR HOJE

A greve dos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal pode acabar hoje. A categoria vai realizar assembleias regionais para definir se retoma ou não as atividades. A paralisação já dura 70 dias. A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) recomendou os sindicatos estaduais a encerrarem o movimento. Há pouco mais de 15 dias, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu a legitimidade da greve dos policiais federais, mas fixou a necessidade de manutenção de cotas mínimas de servidores em algumas áreas de trabalho. Os agentes reivindicam uma reestruturação de carreira para ganharem, além de reajuste, mais autonomia e protagonismo nas operações. Querem atingir cargos como de diretor-geral (posto máximo) ou de superintendente regional (chefes nos Estados), hoje exclusivo de delegados.

 

CIVIL DEVE SEGUIR O MESMO CAMINHO

Já os policiais civis do DF fazem assembleia na próxima quarta-feira a fim de discutir os rumos do movimento de greve, O presidente do Sinpol, Ciro de Freitas, informou que no decorrer desta semana aconteceram reuniões com o governo, mas ainda não houve acordo. Com o fim da greve da Polícia Federal, os policiais civis do DF também devem retornar ao trabalho.

 

PLANO DE SÁUDE SAI EM 2013

Além dos professores, os outros servidores do DF também foram beneficiados. Em 2011, foi concedido reajuste salarial a todas as categorias. Em alguns casos, o aumento chegou a 25%. Em 2012, foi votado e aprovado o regime jurídico dos servidores, que prevê, por exemplo, a questão da Ficha Limpa e o reconhecimento da relação homoafetiva. Também houve aumento no auxílio-alimentação, que passou de R$ 198 para R$ 304. Para 2013, está prevista a instituição de um plano de saúde para os servidores, que já contam com ações de prevenção. “Nós estamos cuidando do servidor para que ele possa cuidar da nossa população. Desenvolvemos políticas públicas para alcançar os objetivos traçados”, destaca Wilmar Lacerda.

Filiação