Após 27 dias de greve, a 13ª Delegacia de Polícia dá exemplo de adesão ao movimento. A equipe, que é composta por aproximadamente 50 policiais, decidiu montar uma barraca em frente à DP para fornecer o primeiro atendimento à população. Três turmas se revezam em escalas, no portão da unidade, das 8h às 24h.
O agente de polícia Hamilton Borges, que trabalha na DP há mais de 16 anos, conta que o intuito da ação é preservar o plantão de problemas futuros: “Logo que foi decretada a greve, nos reunimos e colocamos em votação a adoção desse modelo. Todos concordaram e com isso os agentes e escrivães, inclusive os do próprio plantão durante a folga, se revezam no atendimento à comunidade, cumprindo com isso, a decisão judicial”.
Já a agente Eliane, que trabalha no Plantão, vê a união do grupo com muita satisfação e que isso demonstra o engajamento de todos no movimento e o apoio aos colegas que estão na linha de frente. Ela diz ainda que aqueles que não conseguem registrar sua ocorrência, deixam a Delegacia mais conscientes do motivo da greve e do por que não tiveram seu pedido atendido.
O presidente do Sinpol, Ciro de Freitas parabeniza os policiais pela iniciativa, afirmando que atitudes como esta fortalecem não só o trabalho da unidade, mas toda a Polícia Civil, uma vez que demonstra o comprometimento dos servidores da PCDF na busca por condições dignas de trabalho. “O governo quer nos derrotar pelo cansaço, mas a cada dia provamos que não conseguirão. A força e coragem dos colegas da 13ª DP é prova disso e toda a Polícia Civil está seguindo este exemplo”, destaca.
O 2º vice-presidente André Rizzo diz que a entidade vê a ação da 13ª DP com muito bons olhos e que demonstra o grau de comprometimento dos policiais com a causa: “A Delegacia inovou ao adotar esse modelo e outras unidades já passaram a fazer o mesmo. Parabenizamos a todos, pois o Sindicato se faz da soma dos esforços de todos”. André Rizzo informa ainda que o Sindicato irá disponibilizar tendas com metragem 3×3 e caixas de isopor para aquelas unidades que queiram adotar o mesmo modelo. Para isto é necessário entram em contato com o Sinpol e fazer a solicitação.
“Nossa vitória será sempre proporcional à nossa luta”