Por deliberação da categoria, em assembleia geral no dia 02 de agosto de 2012, decidiu-se que os policiais civis devem acompanhar as manifestações dos servidores públicos federais que participam das carreiras essenciais ao Estado, em âmbito nacional, os quais buscam enfrentar a política de arrocho salarial imposta pelo governo federal e pelo GDF, promovendo ações que visem o combate à corrupção e malversação do dinheiro público. No mesmo sentido, a reunião de representantes sindicais do dia 06/08, optou por nomear a paralisação parcial das atividades policiais de “OPERAÇÃO REALIDADE”. Esta operação traduz a resistência da categoria ao não cumprimento das promessas feitas pelo GDF, bem como explicitar a real situação vivida pelos policiais em razão do baixo efetivo e falta de condições de trabalho.
Dessa forma, as atividades da Polícia Civil do DF estarão parcialmente suspensas a partir das 08h do dia 08/08/2012 às 08h do dia 09/08/2012.
Para não deixar a população desassistida dos serviços policiais civis, as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), terão funcionamento regionalizado e centralizado em uma delegacia a qual oferecerá atendimento ao público no que diz respeito ao registro de ocorrências e lavraturas de flagrantes. As demais delegacias estarão com suas atividades suspensas no mesmo período, devendo os servidores orientar à população quanto os locais onde poderão receber atendimento.
O Sinpol informa ainda que o Manual da Operação Realidade será encaminhado via email aos representantes sindicais e demais sindicalizados.