JORNAL DE BRASÍLIA

 

Do Alto da Torre [Acesse a nota em .PDF]

 

QUEM ESTÁ MAL NA FOTO

O pessoal do Sinpol avisa que está mesmo danado da vida com a Secretaria de Administração, mas isenta o secretário Wilmar Lacerda. Realmente a turma compareceu a uma reunião previamente marcada pelo próprio secretário e deu com o nariz na porta. Atribui o cancelamento, porém, ao adjunto Jacy Pena, uma vez que Wilmar Lacerda está ausente, em férias.

 

PONTO DO SERVIDOR [Acesse as notas em .PDF]

 

COMBUSTÍVEL PURO

A efetivação do corte de ponto dos servidores grevistas e a edição do Decreto 7.777/12, publicado ontem do Diário Oficial da União, se tornaram puro combustível para ato conjunto das carreiras de Estado marcado para hoje, na Esplanada dos Ministérios. O decreto prevê a substituição de servidores federais por estaduais e diversas atividades e ainda determina a punição das chefias que não acatarem a determinação. As carreiras de Estado participam do movimento grevista e deflagraram uma campanha salarial conjunta, com pedidos de reajuste que chegam a 23% a título de reposição salarial, referente ao período entre julho de 2008 e junho deste ano.

 

PARALISAÇÃO

Hoje, as entidades da campanha salarial conjunta prometem lotar a Esplanada dos Ministérios, a partir das 15h, para pressionar o governo a negociar as pautas reivindicatórias. O ato público já vinha sendo articulado antes de o decreto sair, mas a ação ganhou mais força com a divulgação da medida. Há um indicativo de paralisação de 48 horas, dias 7 e 8 de agosto, caso o governo não acene, até o próximo dia 31, com propostas concretas de recuperação das perdas salariais.

 

CATEGORIAS

Se, mesmo assim, o governo não negociar, ele assegura que servidores estão dispostos a fazer greve “por tempo indeterminado” a partir do dia 15 de agosto. Entre os servidores que integram carreiras de Estado estão os do Banco Central, Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU), Itamaraty, além das agências reguladoras.

 

POLICIAIS CIVIS

Representantes dos policiais civis do DF também participam do movimento. Segundo o presidente do Sinpol, Ciro de Freitas, os policiais civis irão se reunir em assembleia hoje, em frente ao Palácio do Buriti, às 14h, e às 16h seguirão em carreata até o Ministério do Planejamento, onde se encontrarão com os servidores das outras carreiras. “Percebemos que os movimentos isolados não estão surtindo efeito e que o governo tem ignorado qualquer categoria que tente negociar isoladamente. Então, é necessário estarmos unidos”, afirmou Ciro de Freitas.

Filiação