Clipping Sinpol-DF 21/5/2012: Sandro Avelar diz que aumento do efetivo das polícias será discutido
Clipping Sinpol-DF
G1.com
Grupo que vai cuidar de segurança no DF na Copa se reúne pela 1ª vez
Comissão é formada por representantes de polícias, do GDF e Infraero.
Sandro Avelar diz que aumento do efetivo das polícias será discutido.
A comissão que vai elaborar estratégias de segurança pública para o Distrito Federal durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, se reuniu pela primeira vez na tarde desta quarta-feira (16).
O grupo é formado, entre outros, por representantes da Polícia Federal, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito, da Defesa Civil, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e das secretarias de Segurança Pública e Saúde do DF.
De acordo a superintendente da PF em Brasília, Silvana Helena Borges, a comissão vai planejar medidas para que os eventos ocorram de forma pacífica.
“É um trabalho conjunto, a preocupação é com todos os aspectos que envolvem segurança pública e outras áreas, como trânsito e saúde. Você tem que olhar o todo (…) Essa comissão não está aqui para tratar e planejar só assuntos relacionados a segurança pública, mas a todos os aspectos que envolvem grandes eventos como esse.”
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, disse que a comissão vai discutir, entre outros tópicos, a compra de novos equipamentos de vigilância e monitoramento, além do eventual aumento do efetivo das polícias do DF.
“Pegando a Polícia Civil como exemplo. Desde 1993 o efetivo da Polícia Civil é o mesmo. A população mais do que dobrou nesse período, e o nosso efetivo continua o mesmo. Acho importante, sim, o aumento dos quadros da Polícia Civil e há também esse estudo para a Polícia Militar.”
Saiba mais
Registros de criminalidade no DF sobem 14% no primeiro trimestre Sequestros-relâmpagos crescem 46% no DF entre janeiro e março GDF lança plano de segurança e espera reduzir criminalidade em 8%
O secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça, Valdinho Jacinto Caetano, explicou que a comissão vai discutir também a segurança das autoridades que vão acompanhar os eventos em Brasília.
Ele adiantou que o plano deve ser elaborado até o final deste ano, para ser implementado a partir de 2013.