Em reunião realizada nesta terça-feira (31), na sede do Sinpol, representantes do Sindicato e das demais entidades de classe da PCDF discutiram sobre uma nova tabela da reestruturação a ser implementada a partir de 2013 para a categoria, levando em consideração que os Policiais Civis estão há três anos sem qualquer atualização financeira dos seus subsídios. A tabela será encaminhada oficialmente ao GDF somente após avaliação e aprovação da categoria. No documento a ser apresentado ao governo, também estará contemplado o reconhecimento das atividades de nível superior para todos os níveis das carreiras que participam da estrutura da PCDF.
A nova tabela foi discutida em razão do governo reafirmar que não haverá reestruturações de nenhuma carreira em 2012 e, para que a PCDF alcançasse o pleito nos anos seguintes, seria necessário repactuar datas e valores.
Na visão do Sinpol, a tabela deve contemplar a retomada de um ganho efetivo aliado à reposição inflacionária. “Estamos trabalhando para que a categoria tenha seus direitos garantidos. No caso da tabela, uma vez aprovada pelos Policiais Civis, dependerá ainda das discussões na esfera política e os reforços que concentraremos para que ela seja aprovada”, destacou o presidente do Sinpol Ciro de Freitas, acrescentando que “a confiança e o apoio da categoria também será essencial para a efetivação dos pleitos”. Ainda de acordo com Ciro, será acrescentado ao texto da reestruturação, o reconhecimento de nível superior das atividades exercidas por todos os seguimentos da carreira policial civil do DF.
No mesmo sentido, o vice-presidente Luciano Marinho ressalta que “a tabela ainda estará sujeita a análises e alterações, então os policiais, por meio dos representantes sindicais, terão total liberdade para opinarem sobre a proposta que será apresentada ao GDF”.
O segundo vice-presidente do Sinpol André Rizzo avaliou a reunião como positiva, “pois mostrou um clima de consenso entre as entidades e, só dessa forma, com união, a categoria poderá atingir os objetivos”.
Ao final, foi definido que em breve, o Sinpol marcará reunião com os representantes sindicais para apresentar a tabela e tratar das discussões referentes à reestruturação da carreira.
Participaram da reunião o presidente do Sinpol Ciro de Freitas, os vices Luciano Marinho e André Rizzo, os diretores Sérgio Barbosa, Ernani Lucena e Adriano Macedo; o presidente do Sindepo Benito Tiezzi; da Adepol-DF José Werick; da ABPC Gustavo Dalton; da Agepen Marcele Alcântara; da ABrML Samuel Oliveira; da Asbrapp Nilton Pfeifer e o vice Franco.