A fim de dar continuidade às tratativas dos pleitos dos Policiais Civis, o presidente do Sinpol Ciro de Freitas, os vices Luciano Marinho e André Rizzo; o presidente do Sindepo Benito Tiezzi; da Adepol José Werick e o secretário de Regularização de Condomínios do DF Wellington Luiz, se reuniram na secretaria de Administração com o secretário Wilmar Lacerda na manhã desta sexta-feira (17).
A reunião marcou o primeiro contato do GDF com os representantes da categoria, neste ano, e trouxe novamente à discussão a reestruturação da carreira, onde foi cobrado a publicação da comissão de uma mesa conjunta composta por integrantes dos representantes da categoria, GDF e governo federal, cujo propósito é a implementação dos pleitos de competência da União, como além da reestruturação, está também a transformação do cargo de agente penitenciário e o aumento do efetivo. Outro ponto discutido na ocasião, versa sobre o pagamento dos passivos que restringiu o direito de recebimento dos portadores de doenças graves e maiores de 60 anos.
Quanto à progressão funcional, as entidades ressaltaram que é necessário urgência no entendimento do direito ao retroativo e seu respectivo pagamento, fazendo justiça aos policiais que foram preteridos pelo decreto: “É preciso que o governo solucione de modo imediato esta situação para que os servidores não sofram prejuízos”, ressaltou o presidente do Sinpol Ciro de Freitas.
Já em relação ao plano de saúde subsidiado, novamente o Sinpol defendeu a aplicação nos mesmos moldes da área federal no que preceitua a Lei 8.112, art. 230. “Manteremos firmes na defesa de um modelo que melhor atenda ao policial civil, pois os servidores sabem o que está de acordo com suas necessidades”, destaca o segundo vice-presidente André Rizzo.
Segundo o secretário Wilmar Lacerda, o encaminhamento das demandas será feito diretamente com o governador e, no dia 23/2 haverá nova reunião com os representantes da categoria para que possa haver discussão técnica sobre os temas discutidos. No entanto, ele ressaltou que alguns tópicos carecem de informações mais abrangentes, em razão do impacto financeiro que podem causar.
O secretário ressaltou ainda que, quanto ao seguimento para aplicação dos pleitos, está causando atraso no âmbito do governo federal, devido ao falecimento do secretário de Recursos Humanos Duvanier Paiva, que era o principal interlocutor da categoria no MPOG e, ainda não foi definido seu substituto.
Para o vice-presidente do Sinpol Luciano Marinho, a reunião foi avaliada positivamente, “pois como de costume, Wilmar Lacerda se mostrou solícito. Agora esperamos que o GDF acelere as discussões sem que haja entraves políticos”.
Wellington Luiz ressaltou que embora esteja à frente da secretaria de regularização de condomínios, não abre mão de estar presente em todas as reuniões que objetivam a efetivação dos pleitos dos policiais. “Quanto aos assuntos tratados na reunião, acreditamos que, logo após o recesso de carnaval, o governo dará o encaminhamento necessário”, conclui.
O Sinpol solicita aos filiados que fiquem atentos aos informativos através dos meios de comunicação especiais do Sindicato, para que boatos não prosperem.