Foi anunciado nesta quinta-feira (9), pelo Secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, o nome do novo diretor da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Jorge Luiz Xavier, que até então estava à frente da Subsecretaria de Inteligência da SSP/DF. O presidente do Sinpol Ciro de Freitas, os vice-presidentes Luciano Marinho e André Rizzo, o deputado Wellington Luiz, bem como representantes do Sindepo, Adepol, Agepen, ABPC, ASBRAPP, entre outras entidades, estiveram presentes na coletiva que aconteceu na Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com o secretário Sandro Avelar foram utilizados critérios técnicos para a escolha do nome que chefiará a PCDF e ainda pesou a ausência de vínculo partidário e político. “Buscou-se perfil com bom trânsito na PCDF e que pudesse agregar valores operacionais”, destacou o secretário de Segurança.
O presidente do Sinpol parabeniza o secretário pela decisão. “Desejamos boa sorte ao delegado na condução dos trabalhos da PCDF e alertamos para os grandes desafios que serão enfrentados por estar à frente da Polícia Civil da Capital Federal. Esperamos ainda que as ingerências políticas cessem definitivamente e que a PCDF seja de fato uma polícia de Estado”, afirmou Ciro de Freitas.
Já o vice-presidente Luciano Marinho destacou que era necessário e urgente a indicação de nome para a direção da PCDF: “Esta é a oportunidade da Polícia Civil voltar à normalidade. A base passou por um processo de extrema decepção em razão de trocas traumáticas e esperamos que o novo diretor faça uma boa gestão. Aguardamos que o delegado desempenhe sua atividade com muita competência, pois demonstrou isso enquanto esteve a frente das delegacias que chefiou”.
“O Sinpol continuará acompanhando todo o processo de transição e, tudo que estiver ao alcance da entidade para que a PCDF trabalhe dentro da normalidade, será feito”, finaliza o segundo vice-presidente André Rizzo.
PERFIL – Jorge Luiz Xavier é delegado há 13 anos. Já foi coordenador de Repressão às Drogas, delegado da Delegacia Especial do Meio Ambiente e das circunscricionais de São Sebastião, Lago Sul, Paranoá e Sobradinho. Xavier é especialista em Segurança Pública pela academia da Polícia Civil do DF e pós-graduado em Gestão Pública pela UnB.