O presidente do Sinpol Ciro de Freitas prestigiou na noite desta sexta-feira (16), a Sessão Solene em homenagem ao dia do Delegado de Polícia da PCDF, por iniciativa do deputado Wellington Luiz. A solenidade aconteceu no clube da Adepol-DF e contou com a presença de inúmeros delegados e de autoridades como o secretário de Administração Wilmar Lacerda, o conselheiro do Tribunal de Contas do DF Renato Rainha, os presidentes da Adepol Brasil Paulo D’Almeida, da Adepol-DF José Werick, do Sindepo Benito Tiezzi e ainda do delegado Álvaro Henrique Ferreira, representando o secretário de Segurança, Sandro Avelar.
Ciro de Freitas inicialmente parabenizou o deputado Wellington Luiz pela iniciativa em realizar sessão solene homenageando os delegados e destacou que o parlamentar tem se dedicado às causas da categoria diuturnamente e que nunca se furtou em participar de qualquer evento ou reunião que trate dos direitos dos policiais civis. O presidente destacou ainda a iniciativa do deputado em criar o dia do Delegado da PCDF, que passará a ser comemorado sempre em 3 dezembro: “Todas as outras categorias estavam contempladas com datas no calendário. Portanto, a inclusão deste dia faz justiça aos delegados, que ocupam um cargo de muita responsabilidade. Se a PCDF encontra-se no patamar que está hoje, é devido também, à dedicação de seus dirigentes”.
O presidente disse ainda que o Sinpol reconhece o trabalho tanto dos delegados quanto dos demais integrantes da categoria policial civil e que nunca deixará nenhum segmento da PCDF desamparado. “Somos reconhecidos pela união e devido a isso nunca perdemos nada, podemos até demorar para alcançar nossas vitórias, mas sempre chegamos lá”. Prova disso foi o encontro com o governador na manhã de sexta-feira (16), em que ficou claro que os pleitos estão sendo atendidos, como, por exemplo, a gratificação das chefias de plantão, que era uma reivindicação antiga do Sinpol e da categoria. “Mesmo assim, não podemos desmobilizar até que tudo seja atendido”, finalizou Ciro de Freitas.
O deputado Wellington Luiz ficou bastante satisfeito com a presença de inúmeros colegas de profissão e destacou sua felicidade por ser o primeiro deputado do país a criar o dia do delegado: “Muitos de vocês são meus amigos pessoais e sei que fui eleito com a ajuda dos policiais civis. Aproveito para agradecer o apoio que me deram e quero corresponder à altura. Este ano enfrentamos circunstâncias difíceis, mas não desistiremos de lutar. Agradeço ainda pela história de vitórias que vocês ajudaram a construir”. O parlamentar comentou ainda da cassação de seu mandato em agosto deste ano pelo TRE e da reversão da decisão pelo TSE: “Nesses momentos sempre contei com a força de todos vocês. Muito obrigado”.
O anfitrião da solenidade, o presidente da Adepol-DF José Werick falou que a criação do dia do delegado representa um marco, pois reconhece e valoriza a categoria. “Essa data ressalta a necessidade do sentimento de identidade e simboliza o marco social do delegado”. José Werick destacou ainda que as entidades, Adepol e Sindepo, estão em processo de integração, tendo como vantagem aos filiados que as decisões de interesse da categoria serão tomadas em conjunto, não prevalecendo o posicionamento individual dos dirigentes, representando economia nos custos, melhora nos serviços e priorizando os interesses coletivos dos associados.
Já o presidente do Sindepo Benito Tiezzi também parabenizou o deputado tanto pela criação da data, quanto pela realização da sessão solene e afirmou que o sindicato está à disposição para lutarem pelos direitos dos policiais.
Já o secretário de Administração Wilmar Lacerda demonstrou sua admiração pela PCDF, que segundo ele, acompanha suas atividades há muitos anos: “Vocês tem papel fundamental na justiça social”. Lacerda reconheceu ainda que o efetivo da PCDF precisa ser aumentado com urgência, pois a população do DF mais que dobrou e o quadro permanece inalterado desde 1993. O secretário disse ainda que é uma “injustiça a PCDF ficar mais de três anos sem aumento, sem a realização de concursos públicos para completar o efetivo e ainda com os agentes penitenciários que estão fora de seu órgão de origem. Então, não se pode condenar uma categoria tão injustiçada”, finalizou.
O conselheiro Renato Rainha, que já foi delegado da PCDF disse que a homenagem a esses profissionais é mais que merecida, pois todos os dias arriscam suas vidas para proteger a sociedade.
Ao final foram entregues moções de louvor a cerca de 40 delegados e ainda o título de cidadã honorária à delegada Joselita Viana e Silva, concedido à época pelo então deputado distrital Renato Rainha. Na ocasião também foi inaugurado o salão de festas da Adepol, que passa a ser chamado de Espaço Paulo D´Almeida, em homenagem ao atual presidente da Adepol Brasil, que muito contribuiu para a concretização da obra e por sua dedicação aos policiais civis.