Representantes do Sinpol, Adepol, Sindepo e o deputado distrital Wellington Luiz se reuniram com o deputado federal Roberto Policarpo, na sede do Sindepo, no dia 14 de novembro, a fim de discutir alguns ajustes no PLP 554, que trata da aposentadoria diferenciada a ser aplicada aos Policiais Civis. Na reunião também foi discutida os rumos do movimento de greve, com o objetivo de buscar apoio da bancada federal.
Entre os itens discutidos estão as principais reivindicações dos Policiais Civis: Reposição inflacionária de 13%; aumento do quadro efetivo; publicação do Decreto Federal que estabelece novos critérios de progressão funcional, a aprovação do projeto de transformação do cargo de Agente Penitenciário em Agente de Polícia, e o plano de saúde subsidiado.
Durante a reunião, o presidente do Sinpol Ciro de Freitas ressaltou que as entidades da PCDF solicitam da bancada parlamentar a soma de esforços no sentido de implementar, imediatamente, no mínimo os dois pleitos que dependem exclusivamente da União: a transformação do cargo e o aumento do efetivo policial.
Segundo o vice-presidente do Sinpol André Rizzo, o deputado Roberto Policarpo se colocou à disposição da categoria e disse que irá fazer os contatos necessários para a implementação das reivindicações e que, com a brevidade possível, marcará uma reunião com a bancada parlamentar do DF no Congresso Nacional e no Ministério do Planejamento.
Contudo, o deputado reiterou que não há previsão por parte do governo federal em conceder qualquer reajuste às carreiras de Serviço Público da União, onde se inclui também a Polícia Civil do DF, todavia, o governo está aberto às negociações.
O Sinpol continua atento na defesa dos direitos da categoria e busca apoio também da bancada federal. A entidade solicita ainda à categoria que fique atenta às convocações e informativos oficiais da entidade, além de mobilizada e firme no movimento.