Nesta segunda-feira (26), o presidente do Sinpol Ciro de Freitas e os vices Luciano Marinho e André Rizzo estiveram reunidos com o Secretário de administração Wilmar Lacerda, a fim de tratar do encaminhamento dos pleitos da Polícia Civil no GDF e Governo Federal.
Durante a reunião que ocorreu no anexo do Palácio do Buriti, o secretário disse que, em razão de ter sido nomeado recentemente, precisa manter mais contato com os representantes da categoria e da Segurança Pública como um todo para se interar das reivindicações.
Nesse sentido, Lacerda afirmou que já entrou em contato com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, e solicitou uma reunião para a próxima semana, onde serão cobradas do Governo Federal, informações precisas acerca dos principais pleitos da categoria: progressão funcional, reajuste dos 13% e o aumento do quadro. Ainda de acordo com o secretário Wilmar Lacerda, o governo do DF continua trabalhando para que as demandas sejam atendidas com a brevidade possível.
O presidente do Sinpol Ciro de Freitas ressaltou que é inadmissível que um acordo celebrado com a categoria no mês de abril ainda não tenha sido concluído e que isto está gerando grande insatisfação nos Policiais Civis. “Aguardamos que a reunião com o secretário do MPOG, Duvanier Paiva, ocorra o mais rápido possível, caso contrário, a categoria dará resposta à demora da efetivação dos pleitos”, destacou Ciro.
O deputado distrital Wellington Luiz, que também participou da reunião, disse que a morosidade do governo reflete descaso com a categoria, o que pode obrigar os Policiais Civis a reagir com medidas enérgicas como manifestações ou até mesmo paralisações.
O Sinpol informou ainda ao secretário que a entidade convocou os representantes sindicais para uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira (29), com possível deliberação de assembleia.
Também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindepo Benito Tiezzi; da Adepol José Werick.