case6_outdoor

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) deu início a uma campanha institucional de valorização dos policiais civis do DF.

Foram espalhados pelas principais vias de ligação entre Brasília e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal outdoors e frontlights (espécies de outdoors iluminados por refletores). As peças também serão divulgadas por meio de busdoors (anúncios colocados nos fundos dos ônibus), que também é uma as mídias em que a campanha será veiculada pelas próximas seis semanas.

Os jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília também trazem a publicidade do Sinpol-DF em prol da categoria. E ainda estão em negociação as veiculações nos horários comerciais da TV Globo e da Rede Record.

Com o foco no trabalho realizado pelos cargos da carreira, a campanha traz à luz diferentes casos de experiências positivas que cidadãos tiveram graças aos policiais civis.

Foram investidos cerca de R$55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais).

A CAMPANHA

Como o principal propósito da Polícia Civil é a investigação, a atividade desses policiais é, em geral, antecedida por atos criminosos. Nesses momentos, por vezes acompanhados de sentimentos como perda, tristeza e revolta, a atuação exemplar dos policiais civis do DF tem sido instrumental para que, com o alcance da justiça, esses sentimentos sejam minimizados.

Com o mote de valorização dos policiais civis para a sociedade, a campanha expõe positivamente o trabalho desenvolvido. Isso é feito através de casos que demonstram a atenção, o cuidado, a eficiência e o profissionalismo dos policiais do Distrito Federal.

Um casal que perdeu um filho assassinado elogia a investigação dos policiais civis que levou os criminosos à prisão. Um empresário vítima de sequestro agradece aos policiais por ter sido libertado. Uma mulher vítima de abuso sexual relata alívio porque, graças aos policiais civis, o homem que a abusou foi preso.

Esses são exemplos dos casos colocados na campanha, que traz ainda situações como a de um jovem que, após roubo, teve o primeiro carro comprado por ele recuperado e o relato de uma mãe cuja filha desaparecida que foi reencontrada.

Para resguardar a intimidade das vítimas, a campanha utiliza personagens fictícios. Todas as histórias expostas, no entanto, são baseadas em casos reais. Cada um dos relatos é acompanhado ainda da mensagem: “Nós esperamos que isso nunca aconteça com você, mas, se precisar, conte com a gente”.

OBJETIVO

A realização de uma campanha institucional para promover a valorização dos policiais civis do DF foi uma das promessas de campanha da atual gestão do sindicato. Segundo o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, “o propósito é esclarecer para a sociedade qual é o real papel da Polícia Civil, muitas vezes confundido com o de outras forças de segurança”.

“Nosso trabalho não é ostensivo, por isso a maioria das pessoas não vê os policiais civis operando nas ruas”, observa o presidente do Sinpol-DF. “Infelizmente, boa parte da população ainda não sabe exatamente o que nós fazemos, nem tem ciência de que os policiais civis do Distrito Federal são considerados como referência em todo país”, acrescenta.

Ainda de acordo com Gaúcho, “a Polícia do Distrito Federal só é tida como umas das melhores do Brasil por causa da vocação e da dedicação dos policiais. São profissionais que se desdobram para compensar os problemas da instituição e raramente recebem o devido reconhecimento e valorização”.

REIVINDICAÇÕES

Entre os principais problemas enfrentados está o crescente déficit no quadro. Atualmente, o DF tem mais de 3.000 vagas abertas na Polícia Civil. De 2014 até o fim deste ano, estima-se a aposentadoria de mil policiais civis, o que deve levar deficiência no efetivo a ultrapassar a marca de 50%. Enquanto isso, mais de 400 aprovados no concurso público de 2013 ainda aguardam pela nomeação.

A ampliação do quadro tem sido uma reivindicação constante do sindicato e foi uma das principais pautas das duas paralisações já realizadas este ano. A luta do Sinpol-DF passa também por melhoria das condições de trabalho e instalações das delegacias. Nos meses de abril e junho, outras duas campanhas televisas foram realizadas para denunciar a situação de crise na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Por outro lado, com a atuação do sindicato, vitórias significativas já foram alcanças ao longo dos últimos meses. Entre elas, a aprovação na Câmara dos Deputados do reconhecimento do nível superior para todas as carreiras da PCDF e o retorno dos agentes policiais de custódia à instituição.

O Sinpol-DF também tem avançado na interlocução com o Governo para redefinir as atribuições de cada uma das carreiras que formam a corporação. Além disso, tem estado à frente da luta pelo devido uso do Fundo Constitucional, criado para custear a segurança pública na capital do país.

Filiação