Em mais um ato de mobilização dentro da operação “PCDF Legal”, deflagrada há dois meses, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) realizará nesta quarta, 21, o “velório” da Segurança Pública do Distrito Federal. Desta vez, o Sindicato dos Policiais Civis também abrirá a manifestação à sociedade civil organizada e a população em geral que deseja melhorias na segurança pública.

A manifestação ocorrerá às 15h, no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), no Sudoeste, e simultaneamente nas nove Centrais de Flagrantes (CEFLAGs) da PCDF. As CFLAGs funcionam na 1ª DP (Asa Sul), 5ª DP (próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha), 6ª DP (Paranoá), 13ªDP (Sobradinho), 20ªDP (Gama), 21ªDP (Taguatinga Sul), 23ªDP (Ceilândia Sul) e 29ªDP (Riacho Fundo 1). Também haverá manifesto nas DCA 1 e 2 e DEAM.
Em cada uma das unidades, o Sinpol-DF colocará caixões e cruzes – estas, em quantidade igual ao número de mortes violentas em cada localidade.

Para o Sinpol-DF, todos os índices de criminalidade – que só aumentam – indicam que nem a Segurança Pública, muito menos a Polícia Civil, são encaradas como prioridade pelo governador Rodrigo Rollemberg.

Desde o começo deste governo, mais de 50 mil roubos a pedestres foram registrados. Em média, ocorrem 150 assaltos por dia no Distrito Federal: uma média de um a cada 12 minutos.

Comparativamente a 2015, os roubos em residência aumentaram 42,3%. Os roubos a pedestres aumentaram 26,3%. Os assaltos em ônibus cresceram 23,9% e os roubos de veículo subiram 14,7%.
Com o sucateamento da Polícia Civil, patrocinado pelo governo, a situação não deve mudar. O trabalho de inteligência desenvolvido pela PCDF, que tem na investigação o seu princípio fundamental, é preponderante para combater a criminalidade na sua raiz.

O “velório” da Segurança Pública ocorrerá dois dias depois de GDF lançar um plano com medidas para combater roubos e furtos sem incluir os policiais civis no projeto. Uma política de segurança absolutamente questionável.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINPOL-DF
Bruno Aguiar (61) 98195-9402 / (61) 3242-9058
atendimento3@proativacomunicacao.com.br

Filiação